O que é modulação intestinal?



A modulação intestinal visa avaliar e tratar o paciente baseado nos seus sinais clínicos (gases, constipação intestinal, má digestão, arrotos etc) e bioquímicos (alteração ma B12 por exemplo) que nos indicam o seu estado de saúde. Baseado nisso são elaboradas estratégias nutricionais e suplementação individualizada que irão promover a homeostase do trato digestivo e absortivo do paciente.

Nossa microbiota intestinal, é composta por microrganismos, bactérias, vírus e fungos, que habitam todo o trato gastrointestinal, e tem como funções manter a integridade da mucosa, estimular a imunidade inata e controlar a sobrevivência de bactérias patogênicas.

A composição da nossa microbiota é influenciado por múltiplos fatores como: tipo de parto, seja pela passagem mãe/bebe, transmissão vertical, ou pela transmissão horizontal, família/bebe sendo considerada uma das primeiras fontes de microrganismos para as crianças.

As principais funções da nossa microbiota são:

* Controle da proliferação de bactérias patogênicas;modu
* Estimular nosso sistema imunológico;
* Absorção de nutrientes;
* Participar da produção de vitaminas e enzimas pro nosso organismo;
* Produção de componentes necessários para a renovação celular
* Estimular a síntese de hormônios intestinais;

Quando ocorre alguma alteração na microbiota chamamos de disbiose intestinal que é caracterizada por um desequilíbrio causado por uma alteração quantitativa ou qualitativa dos microrganismos ali presentes e que geram sintomas no paciente. A modulação intestinal é uma forma de diminuir s incidência de disbiose.

Procure um profissional qualificado para realizar a modulação intestinal.