Protocolo de Limpeza Intestinal


O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.

É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor @murilopereiraprofessor que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.

O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina, Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino Irritável etc para cada caso temos a suplementação mais indicada, por isso a importância da individualidade.

Lembrando que esta conduta é realizada mediante a necessidade averiguada em consulta. Não deve ser feita sem orientação profissional.