Biodisponibilidade de Nutrientes...


Ouvimos falar que comer banana 🍌 é bom porque contém potássio, a laranja 🍊 por conter vitamina C e assim por diante. Mas será que os nutrientes que ingerimos através dos alimentos são 100% absorvidos pelo nosso organismo? Será que tomando um copo de leite 🥛vou realmente garantir cálcio para os ossos?

O processo digestivo inicia-se na boca (com a mastigação), passa pelo estômago (onde ocorre a digestão) e termina no intestino (local em que o sangue absorve e transporta os nutrientes para as células) e aqui sabemos que nem sempre temos um meio absortivo. Durante esse processo, mais freqüentemente no intestino, ocorre a interação entre os nutrientes (vitaminas e minerais). Essa interação pode ser positiva, quando um nutriente auxilia a absorção de outro, ou negativa quando um nutriente inibe a absorção de outro. Isso que chamamos de biodisponibilidade, que é a quantidade de nutriente presente no alimento que realmente será aproveitada pelo organismo.

A biodisponibilidade pode ser afetada por vários fatores, dentre eles:

- Medicação 💊: Alguns medicamentos podem interagir com determinados tipos de nutrientes, diminuindo sua absorção. Por exemplo antibióticos e antiácidos diminuem a biodisponibilidade de minerais.
- Interações nutricionais 🍆: É quando dois nutrientes competem entre sí e atrapalham a absorção de ambos. Por exemplo Cálcio e ferro, Fósforo e Magnésio;
- Estado fisiológico 🤒:Algumas patologias depletam nutrientes em grandes quantidades, diminuindo sua biodisponibilidade. Por exemplo diarréia e febre que interferem nas quantidades de sódio e potássio
- Estado nutricional: Se a criança 👶🏼 estiver desnutrida e com anemia, o transporte de nutrientes para o fígado é diminuído, ou seja, os nutrientes não chegam a seu alvo.
- Ciclo vital: Em estados como de gestação 🤰e lactação, também ocorre depleção de alguns tipos de nutrientes, aumentando as necessidades nutricionais e diminuindo a biodisponibilidade.

Conheça os principais tipos de interações nutricionais arrastando a foto acima 👆🏻👆🏻para o lado! Retirado de: Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. Editora Manole, 5 edição. 2016.