Nutrição e Envelhecimento...



Envelhecer e morrer são fatos imutáveis da vida, mas o modo como vivemos até nosso último dia, não!

Porque as pessoas envelhecem de forma diferente? Porque duas pessoas com a mesma idade cronológica aparentemente tem um envelhecimento biológico diferente?

A forma como nos alimentamos, como reagimos às emoções, estresse, atividade física. Esses fatores estão diretamente relacionados ao envelhecimento do nosso organismo.

A alimentação é nossa aliada no processo de envelhecimento saudável:

✔️COMPLEXO B

Destaque para B9 e B12 que ajudam na proteção dos telômeros e diminuem o risco cardiovascular, mantém a homocisteína em níveis reduzidos, que é um marcador de inflamação e risco CV. B5, B7 e B9 diminuem micronúcleos, que são pedaços de cromossomos ou cromossomos inteiros que se perderam durante a divisão celular e aumentam o risco de diabetes e câncer.

✔️VITAMINA C

Um dos antioxidantes mais conhecidos, ajuda na proteção dos telômeros contra o estresse oxidativo. Protege da LDL oxidação, diminuindo as chances de aterosclerose. Promove a metilação DNA (evento epigenético fundamental para modular a expressão gênica e ponto-chave na regulação da estabilidade cromossômica).

✔️ÁCIDO ALFA LIPOICO

É antioxidante e diminui os radicais livres. Regenera outros antixoxidantes como glutationa, vitamina C, CoQ 10 e vitamina E.

✔️VITAMINA E

Um dos principais antioxidantes, protege os telômeros contra o estresse oxidativo. Aumenta BDNF, melhora a performance cognitiva e previne contra Parkinson e Alzheimer.

✔️CAROTENÓIDES

Luteína e Zeaxantina - potentes antioxidantes, retardam a peroxidação lipídica e prevenção da degeneração macular relacionada à idade. Betacaroteno – protege os telômeros contra o estresse oxidativo e reduz a frequência de micronúcleos. Licopeno – antioxidante.

✔️ÔMEGA-3

Super anti-inflamatório - Equilibra IL-6. Protege os telômeros do estresse oxidativo. O DHA – aumenta BDNF, diminui a atividade COX-2 (diminui inflamação), ativa Nrf2 (aumenta enzimas Detox, antioxidante, diminui inflamação).