Fodmap's


 

Os FODMAPs são tipos de carboidratos que não são bem absorvidos pelo nosso intestino, ou absorvidos de forma muito lenta, fazendo com que eles sejam fermentados e causem cólica, gases, diarreia, constipação e sensação de empachamento.


Mas nem todas as pessoas se sentem mal ao consumi-los. Isso é muito individual e depende também de como está a saúde do seu intestino.


A dieta Low FODMAP é feita através da redução/restrição desses alimentos com alto teor de FODMAPs por um período determinado, e reintrodução gradual deles, dessa forma é

possível perceber em qual grupo alimentar existe uma maior intolerância.


Esse tipo de dieta deve sempre ser feita com

acompanhamento de um nutricionista, pois ao reduzir os carboidratos fermentáveis, reduzimos também o combustível utilizado pelas bactérias benéficas da nossa microbiota intestinal, ou seja, podemos diminuir a diversidade microbiota se fizermos de forma inadequada e sem o devido acompanhamento.


Alguns exemplos de alimentos ricos em FODMAPs:


🔹 Frutas - Abacate, caqui, cereja, damasco, romã, banana madura, amora, tâmara, manga, figo, maçã, goiaba verde, framboesa, melão, melancia, pêssego, pera, uva passa, lichia, ameixa.


🔸 Leguminosas - Feijões, ervilha, grão de bico.


🔹 Legumes e verduras - Beterraba, cebola, alho, aspargo, chicória, couve-flor, brócolis, picles, repolho, cogumelos, batata yacon, salsão.


🔸 Oleaginosas - Castanha de caju, pistache.


🔹 Outros - Alimentos ricos em lactose e glúten, água de coco, kombucha, chá de camomila e dente-de-leão, bebidas de aveia e soja, alfarroba, mel, melado, agave, qualquer

adoçante terminado em -ol (xilitol, eritritol, sorbitol, maltitol).


** Esses são alguns exemplos. Existem divergências entre tabelas de FOFMAPs e nem sempre você sente desconforto com alguns deles. Por isso a importância de um acompanhamento e da conversa com um profissional.