Dia mundial do Diabetes...




O Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. O número de brasileiros diagnosticados com Diabetes cresceu 61.8% nos últimos 10 anos e atinge atualmente quase 13 milhões de brasileiros.

Para conscientizar e lembrar sobre a importância da prevenção da doença, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Diabetes, desde 1991. A data, 14 de novembro, foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

Hábitos saudáveis de vida e alimentação equilibrada são essenciais no tratamento e prevenção do Diabetes. 

A Nutrição promove um controle não apenas glicêmico, mas restabelece o equilíbrio fisiológico, promovendo uma melhora da qualidade de vida e trazendo prevenção para complicações advindas do Diabetes. 

Fazer atividades físicas regulares, evitar o sobrepeso, modular o estresse, garantir uma noite de sono de qualidade são práticas importantes a serem discutidas com o paciente.