24 de fevereiro de 2008

ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


 Procure se alimentar em lugares calmos e mastigue bem os alimentos ;

 Os horários das refeições, devem ser respeitados, e nunca deve-se permanecer muito tempo sem se alimentar;

 Evitar frituras, empanados, preparações à milanesa, use óleos, margarinas e manteiga com moderação;

 Evitar: banha, bacon, maionese, creme de leite, catupiry, queijos gordurosos, carnes gordas, miúdos, embutidos em geral;

 Dar preferência para alimentos refogados, assados, grelhados, cozidos, ensopados, e restrinja ao máximo o óleo de adição;

 Prefira carnes magras, aumente a ingesta de peixe e quando for ingerir frango retire a pele que contém colesterol;

 Dê preferência a produtos desnatados (leite e iogurte), e prefira queijo branco, ricota ou frescal;

 Aumentar o consumo de fibras, pois ajudam o funcionamento intestinal, controle da glicemia e auxiliam na redução do colesterol . Fontes: verduras, cereais, produtos integrais e frutas com casca e bagaço. Consumir aveia e soja, pois são excelentes fontes de fibras solúveis;

 Usar adoçante no leite, café, suco, etc.

 Evite alimentos industrializados em geral ( enlatados, carnes salgadas, peixes salgados e queijos amarelos e curados ) ;

 Evitar embutidos em geral ( lingüiça, mortadela, salsicha, salame etc. )

 Reduza a quantidade de sal e realce o sabor das receitas utilizando ervas e especiarias, cebolinha, salsinha, cebola, alho, suco de limão, vinagre, etc.

 Evitar o consumo de condimentos ( molhos prontos, shoyo, pimenta, catchup, mostarda etc.);

 Beba de 8 a 10 copos de água por dia;

 Restringir o consumo de creme de leite, chantily, chocolate, refrigerantes, doces em geral, recheio e coberturas de bolos, etc;

 Faça atividade física, pois ajuda a controlar o peso, aumenta a circulação de sangue pelo corpo, aumenta a massa muscular e alivia o estresse. Antes de realizar qualquer exercício físico consulte seu médico sobre a intensidade de exercício que você deve fazer.


Procure respeitar sua dieta , pois este é um fator muito importante para o sucesso do seu tratamento e procure sempre um nutricionista!!

22 de fevereiro de 2008

VITAMINA C: QUAL SEU PAPEL NO SISTEMA IMUNE?



A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente hidrossolúvel que participa de diversos processos metabólicos. Podemos destacar a inativação de radicais livres e o aumento da absorção de ferro dietético, devido à sua capacidade de reduzir a forma férrica (Fe3+) a ferrosa (Fe2+), propiciando, assim, absorção do ferro não-heme no trato gastrintestinal. Também atua como co-fator enzimático na biossíntese de colágeno e de L-carnitina, conversão do neurotransmissor dopamina a norepinefrina, na amidação peptídica e no metabolismo da tirosina.
Desta maneira, a vitamina C é um nutriente essencial para seres humanos. Ela age como um antioxidante, potente agente redutor de radicais livres prejudiciais, e também nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. O ácido ascórbico é o antioxidante mais eficaz presente no sangue humano e pode ser importante na proteção de doenças relacionadas ao estresse e degeneração.



O reconhecimento de que o consumo de vitamina C pode ter potenciais terapêuticos benéficos sobre câncer e doenças cardiovasculares renovaram o interesse em se determinar os requerimentos diários desta vitamina.



As doses dietéticas de vitamina C recomendadas pela RDA (Recommended dietary allowance), em 1989, foram elevadas com a criação das DRIs (Dietary Reference Intakes), em 2000. A recomendação norte-americana diária para o consumo de vitamina C foi elevada para 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.



A vitamina C é absorvida no jejuno e no íleo, porções distais do intestino delgado, através de transporte ativo específico sódio-dependente. A capacidade de absorção do ácido ascórbico é limitada pela quantidade de transportadores presentes. Em adultos saudáveis, a absorção máxima é de 200 mg/dia e a biodisponibilidade diminui com o aumento de doses orais.



A quantidade e biodisponibilidade de vitamina C possuem grande variedade nas frutas e vegetais. Uma ingestão regular de uma variedade de frutas e vegetais providenciaria uma quantidade adequada de vitamina C. Na impossibilidade de uma dieta balanceada nesta vitamina, a suplementação se mostra igualmente eficaz na manutenção das propriedades antioxidantes associadas a esta vitamina, como demonstrado em estudo comparativo entre ingestão de suco de laranja e suplemento de vitamina C. A ingestão de 70 mg de vitamina C em voluntárias saudáveis durante 12 semanas, na forma de cápsulas ou suco de laranja natural, demonstrou ser igualmente eficaz na diminuição da peroxidação lipídica e manutenção das atividades antioxidantes.



A vitamina C natural ou sintética possui mesma estrutura química e propriedade antioxidante. No entanto, nas frutas e verduras existem bioflavonóides, além de carboidratos e proteínas, que estão associados a uma melhor absorção e estabilidade do ácido ascórbico. Assim, provavelmente suplementos contendo bioflavonóides seriam melhor aproveitados pelo organismo. Vinson & Bose (1988) realizaram um estudo para determinar qual a forma de vitamina C mais biodisponível em suplementos: se o ácido ascórbico puro ou em extrato cítrico natural contendo bioflavanóides, proteínas e carboidratos. Em oito pessoas em jejum, uma dose única de 500 mg de suplemento, nas duas formas, mostrou que a vitamina C do extrato cítrico foi 35% mais absorvida (p <>


Vale ressaltar que altas doses de vitamina C por via oral podem causar desconforto intestinal e diarréia, resultantes da retenção de ácido ascórbico no lúmen intestinal. Além disso, após atingir concentração máxima nos tecidos, o organismo elimina o excesso de vitamina C pelos rins, sendo os principais metabólitos excretados na urina, como o ácido ascórbico inalterado, ácido desidroascórbico, ácido oxálico e ácido 2,3-dicetogulônico.



Em condições fisiológicas normais, os componentes celulares não são protegidos totalmente por antioxidantes endógenos, e é bem estabelecido que antioxidantes obtidos da dieta são indispensáveis para a defesa apropriada contra oxidação e, portanto, têm importante papel na manutenção da saúde . Os benefícios associados ao consumo de frutas e hortaliças devem-se, em parte, à presença de antioxidantes nestes alimentos .



Os radicais livres, espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio (ROS/RNS), são formados endogenamente como resultantes de reações metabólicas oxidativas fisiológicas do organismo. O estresse oxidativo prejudicial pode resultar num balanço crítico entre a geração de radicais livres e defesas antioxidantes insuficientes. Este desequilíbrio pode desempenhar papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, na iniciação do câncer, formação de catarata, doenças inflamatórias e no processo de envelhecimento.



No sistema imune, a vitamina C atua como antioxidante, protegendo as células do organismo contra o estresse oxidativo, causado por infecções. Sua concentração em fagócitos e linfócitos é alta quando comparada a níveis plasmáticos, o que pode indicar um papel no funcionamento destas células. Em estudos experimentais, a vitamina C aumentou o funcionamento dos fagócitos, a proliferação de linfócitos-T e a produção de interferon, e diminuiu a replicação viral. De acordo com estudos em animais, a vitamina C aumentou a resistência do organismo a infecções virais e bacterianas.



Apesar de todos estes efeitos benéficos ao organismo, o uso amplo e popular de suplementos de vitamina C para prevenção e tratamento de resfriado comum gera controvérsias há mais de 60 anos.Recente revisão Cochrane (2007) avaliou 30 estudos clínicos com total de 11.350 participantes, sobre a suplementação de 200 mg/dia de vitamina C para prevenção e tratamento do resfriado comum. A suplementação não apresentou nenhum efeito para prevenção e tratamento (duração e gravidade dos sintomas) de resfriado na população normal. Os autores concluem que o uso de altas doses de vitamina C de rotina, como profilaxia, não tem uso racional justificado na comunidade. No entanto, em dois tipos de populações, o uso de suplementos de vitamina C pode ser justificado. Os autores encontraram diminuição de 50% na incidência de resfriado comum após suplementação de vitamina C em pessoas expostas a períodos de atividades físicas extremas, por exemplo, maratona, e em ambientes muito frios ou ambos.



A vitamina C é importante para diversas atividades metabólicas do organismo, e destaca-se principalmente pelo combate aos radicais livres e estresse oxidativo através de seu potencial antioxidante. Sendo o estresse oxidativo relacionado a diversas doenças degenerativas (aterosclerose, diabetes), inflamatórias (artrite reumatóide, colite ulcerativa e pancreatite), neurológicas e cancerígenas, é de fundamental importância prevenir seu aparecimento através da maneira mais saudável possível: ingerir sempre alimentos ricos em vitamina C, alimentos fortificados ou suplementos alimentares que contenham essa vitamina.

1 de fevereiro de 2008

ALIMENTAÇÃO COLORIDA COMBATE O CÂNCER





O consumo de vegetais de folhas verde-escuras e de frutas alaranjadas e amarelo-escuras reduz o risco de desenvolvimento de câncer de colo uterino. Foi o que mostrou uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, parte da tese de doutorado de Luciana Yuki Tomita. Por meio de entrevistas, a pesquisadora pôde concluir que, para as mulheres consumidoras desses tipos de vegetais, foi bem menor a incidência de câncer do colo uterino ou da lesão capaz de evoluir para câncer.


Foram entrevistadas 1378 mulheres que passaram por atendimento nos hospitais públicos Pérola Byngton e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Num período de três anos, além das entrevistas também foram feitos exames de sangue, que mostraram baixos níveis de licopeno no sangue das pacientes que desenvolveram a lesão ou o câncer. O licopeno é um carotenóide, tipo de substância que combate os radicais livres do organismo, aumentando a capacidade imunológica. São os carotenóide presentes nos vegetais de folhas escuras e nos frutos amarelos que ajudam a prevenir o câncer.


Os radicais livres são substâncias produzidas pelo próprio corpo humano, pelo processo de respiração, por infecções, stress, e pelo hábito de fumar. Esses radicais prejudicam o organismo ao destruir as membranas das células, inclusive das que fazem parte do sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra as doenças. Por meio das entrevistas, Luciana constatou a relação entre a alimentação pobre em carotenóides e a presença das lesões no colo uterino.


O câncer do colo uterino está diretamente ligado à presença do HPV, vírus adquirido durante relações sexuais e causador das lesões que podem levar ao câncer. "O HPV é necessário para o surgimento do câncer, mas não é suficiente. Outros fatores podem aumentar as chances de surgimento da doença, como o cigarro e o uso prolongado de anticoncepcionais", explica a pesquisadora. "Além de diminuir o nível de carotenóides no sangue, o uso de anticoncepcionais geralmente está associado ao não-uso de preservativos, capazes de prevenir a transmissão do HPV".


Prevenção O câncer do colo uterino é a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Os alimentos ricos em carotenóides são o espinafre, a couve, o brócolis, o agrião, o pimentão, alface, escarola, cenoura, mamão, manga, laranja e acerola. Os alimentos que contêm as maiores quantidades do carotenóide licopeno são a goiaba, a melancia e o tomate.


Além da alimentação, as mulheres que já tiveram relação sexual devem realizar anualmente o exame de Papanicolaou. Este exame detecta possíveis lesões no colo uterino, que podem ser tratadas com procedimentos simples, impedindo a evolução para um possível caso de câncer. "O HPV resiste por até 18 meses dentro do corpo da mulher, e ela ainda pode estar sujeita a contatos reincidentes com o vírus", alerta Luciana, reforçando a importância dos exames periódicos, da manutenção do sistema imunológico por mde uma boa alimentação e também do uso de preservativo.

Fonte: Leonardo Zanon - Agência USP de Notícias em www.saudeemmovimento.com.br