16 de janeiro de 2019

Dicas pra acertar o arroz integral...





Uma reclamação clássica no consultório é: “não gosto de arroz integral” ou “não consigo acertar ou deixar o arroz integral bom/gostoso”.

Realmente preparo dele demanda mais paciência porque ele demora mais tempo para ficar pronto e bem temperado, fica uma delícia!

Eu particularmente, prefiro os mix de arroz e cereais e grãos, como arroz 7 cereais ou arroz 7 grãos. Além de mais gostosos, tem mais fibras e agregam outros nutrientes. Afinal, aqui prescrevemos comida e bons carboidratos são sempre bem-vindos!

Para o preparo refogue alho, cebola e alho poró e reserve. Acrescente 3 e 1/2 xícaras de água, acerte o sal e espere ferver. Adicione 1 xícara do arroz e em fogo baixo espere a água secar. Quando estiver pronto, deixe ele por mais 10 minutos ali quietinho, para finalizar o cozimento no vapor. Eu gosto de servir com cheiro verde. Delicioso! 


9 de janeiro de 2019

Benefícios pipoca....





Você sabia que uma porção de pipoca 🍿contém uma grande quantidade de antioxidantes (polifenóis) em torno de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. 


Além disso, 🍿é fonte de fibras, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.

O ideal é fazer na panela com um fio de azeite, no microondas num saquinho de papel bem fechado (aqui não precisa de óleo) ou naquela pipoqueira que não utiliza óleo. Nada de pipoca 🍿 de microondas industrializada!!

Você pode acrescentar açafrão, canela, coco em flocos, Nutritional yeast (levedura nutricional que deixa um sabor de queijo), enfim! Fazer sua versão doce ou salgada deliciosa e saudável. 

Se fizer sem gordura, ela fica bem magrinha! A porção de 1 xícara de pipoca 🍿 estourada (sem manteiga ou óleo) tem 31 calorias, 6,2g de carboidratos: 6,2 g, 1,2g de fibras e 1,1 g de proteína. Ou seja, tem uma carga glicêmica equilibrada! 


7 de janeiro de 2019

Bom dia!







Desejo que a sua semana seja produtiva, saudável e cheia de energia e boas vibrações!E que toda esta motivação e disposição venha de dentro!

Faça da segunda-feira o dia em que você renova seu compromisso de viver uma vida saudável! Em todos os sentidos! 

Uma excelente semana para todos nós! 

4 de janeiro de 2019

Benefícios da Tulsi....




Depois da moringa (amor!💚) agora a nova queridinha das plantas medicinais é o Holy Basil. 

O manjericão sagrado, também conhecido como tulsi, é conhecido pelo seu poder terapêutico. Tem uma história de mais de 3.000 anos de uso pelos indianos. 

Obtido a partir de folhas não fermentadas, a Tulsi tem um efeito terapêutico abrangente sendo considerado um adaptógeno (agente anti-stress), fortalece o sistema imunológico ao remover toxinas, é rico em antioxidantes (polifenóis)e fitoquímicos (incluindo eugenol, ácido rosmarínico, apigenina, myretenal, luteolina, β-sitosterol e ácido carnósico)e não contém cafeína.

Os benefícios do tulsi incluem a capacidade de controlar os níveis de glicose no sangue. Um estudo randomizado controlado com placebo, comprovou a atividade antidiabética do tulsi, onde os pacientes com diabetes não insulino-dependente sofreram diminuição dos níveis de açúcar no sangue em jejum, pós-prandial (após uma refeição).

O tulsi é frequentemente recomendado como um tratamento natural especialmente por profissionais da medicina ayurvédica. As folhas de tulsi atuam como agentes antibióticos, germicidas e desinfetantes, o que significa que eles podem nos proteger de bactérias e vírus. Ajuda a melhorar problemas respiratórios e dores de cabeça.

A tulsi é rica em vitamina K, que desempenha um papel importante na saúde óssea e cardíaca. É uma das principais vitaminas envolvidas na mineralização óssea e na coagulação sanguínea, ajudando também a manter a função cerebral, um metabolismo saudável e a saúde celular.


23 de dezembro de 2018

Manual de Sobrevivência para as festas de final de ano...


Nesta época do ano, todo seu esforço é colocado á prova! E claro, fica mais difícil manter a linha.
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Para muitas pessoas um simples “escorregar” deixa a impressão de que todo esforço foi em vão! Este pensamento fatalista nos impede de seguir em frente, dar a volta por cima e continuar de onde paramos! 
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Não é comer diferente na ceia que vai te fazer “engordar”, mas sim se você tiver mais furos do que acertos de forma geral. Se usar as festas como uma muleta pra não fazer nada certo, aí sim, o saldo final não vai ser legal.
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Uma dica importante é não chegar na ceia morrendo de fome! Sabe aquele pensamento? Não vou comer nada o dia inteiro para comer o que quiser na ceia! Na na ni na não!!!! Se você for uma pessoa controlada que vai conseguir fazer 1 refeição no dia e na ceia comer apenas o necessário, tá tudo certo! Mas se você for daqueles que se não comer nada, a hora que começa não tem freio, esta será uma estratégia nada inteligente!
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Você não precisa comer tudo o que estiver sendo servido de uma vez só. Faça seu prato com os alimentos que você está com vontade de comer, na quantidade necessária, sente (SENTE!), de preferência longe da mesa 🤦🏼‍♀️🤣e coma com calma!
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Se antes de finalizar o que serviu, já estiver satisfeita(o) livre-se do seu prato pra não empurrar comida! Se ao finalizar estiver satisfeito, não repita! 
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Ah, mas não comi x alimento que eu gosto! Lembre-se, do dia seguinte! Vai sobrar um monte de comida e aquilo que você não comeu na ceia, terá a oportunidade de comer no almoço do dia seguinte! RESPEITE SUA SACIEDADE! 
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❗️REGRA DE OURO: Mantenha-se ATIVO!!! Se estiver fora de casa vá dar uma volta no bairro, parque; se a academia estiver aberta, faça aquele treino rápido, mas eficaz; vai correr atrás dos primos, sobrinhos 🤣 depois você pode ficar lagarteando pelo sofá 🤣
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Claro que aqui não cabem todas as dicas, mas deu pra entender que estamos tratando de equilíbrio, de uma exceção! Exceção que não vai comprometer seu resultado, contanto que você esteja comprometido com seu objetivo.