Dieta cetogênica e tratamento de doenças mentais....

 



A dieta cetogênica é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos que tem sido usada de maneira eficaz no tratamento da epilepsia pediátrica por quase 100 anos. E hoje tem sido também muito utilizada como estratégia de emagrecimento.

Evidências pré-clínicas e clínicas emergentes sugerem que a dieta cetogênica pode ter um efeito terapêutico no controle da esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno do espectro do autismo, transtorno da compulsão alimentar periódica, transtorno depressivo maior, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e ansiedade. A dieta cetogênica pode contornar o metabolismo disfuncional da glicose, restaurar o equilíbrio dos neurotransmissores e reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.

As doenças mentais envolvem vários distúrbios metabólicos no cérebro e são comórbidos com muitos outros distúrbios metabólicos, como obesidade, diabetes e DCV. Historicamente, a dieta cetogênica é um tratamento para a epilepsia baseado em evidências que demonstrou ter efeitos profundos no metabolismo cerebral e na função dos neurotransmissores. Mais recentemente, a dieta cetogênica tem se mostrado um tratamento eficaz para obesidade e diabetes tipo II, e estão surgindo evidências de seu uso em vários distúrbios neurológicos. Essas observações fundamentam seu interesse crescente pela dieta cetogênica como um novo tratamento para doenças mentais. 

Imagem retirada do artigo: “Ketogenic diet as a metabolic treatment for mental illness” Norwitz et al. Endocrinology, Diabetes and Obesity. August 2020 - Volume 27 - Issue 4.