Síndrome do Intestino Irritável...

A Síndrome do Intestino Irritável (SIl) faz parte do grupo de distúrbios da interação cérebro-intestino, ou seja, ocorre quando existe alguma alteração nesse eixo.

A SIl tem causa multifatorial. Algumas das possíveis causas para o desenvolvimento da SIl são: alteração da microbiota, depressão, ansiedade e eventos traumáticos e estressantes.

As causas podem variar muito, por isso é importante considerar a individualidade de cada pessoa.

• Sintomas:

Os mais comuns são: diarreia, constipação, dor ou distensão abdominal e até mesmo depressão e ansiedade, já que a Sil é consequência de alterações do eixo intestino-cérebro. Além disso, a Sil afeta bastante a regulação do humor e qualidade de vida do paciente como um todo.

• Diagnóstico:

A SIl é diagnosticada a partir dos sintomas, mas pode ser demorado, considerando que outras doenças gastrointestinais podem ter sintomas similares. Ainda não existem exames específicos para Sll, mas os Critérios Roma podem ser aplicados, já que são usados para diagnóstico dos distúrbios caracterizados por alterações do eixo cérebro-intestino.

• Tratamento:

A Síndrome do Intestino Irritável tem causa multifatorial e possui muitos sintomas, que diferem entre os pacientes, por isso existem diversos tipos de tratamentos.

É importante respeitar a individualidade de cada paciente e combinar os tratamentos, com alimentação, tratamento psicológico e farmacológico.

Primeiro deve-se adequar os hábitos alimentares, para então aplicar a Dieta Low FODMAP (as vezes nem usamos! Sim!) que cada vez mais mostra resultados positivos no tratamento da Sll.

Também, importantíssimo realizar uma modulação intestinal para recuperar a integridade e funcionalidade intestinal.

Se você sofre com os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, procure ajuda!