11 de agosto de 2007

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA VIVER COM MAIS SAÚDE


Qualidade de vida envolve fatores relacionados com a saúde e bem-estar físico, psicológico, emocional e mental. Para viver com melhor qualidade de vida é fundamental a ingestão de todos nutrientes e a manutenção de exercícios físicos regulares e bem monitorados.

O objetivo da boa nutrição é manter ou melhorar o estado nutricional dos indivíduos de diversas idades e evitar as conseqüências da má nutrição. Para sua melhor aplicação, utiliza-se alguns guias alimentares, como a Pirâmide Alimentar.

A Pirâmide Alimentar é composta de 4 níveis, com 8 grandes grupos de produtos, conforme pode ser visto a seguir:


Nível 1
O nível 1 da Pirâmide Alimentar contém apenas 1 grupo de alimentos. São alimentos fontes de carboidratos, nutriente este que fornece energia.

Grupo 1: Produtos de panificação, cereais e derivados, outros grãos, raízes e tubérculos. Estabeleceu-se o mínimo de 5 porções e máximo de 9 porções diárias.
Nível 2
O nível 2 da Pirâmide Alimentar é subdividido em 2 grupos, abrangendo legumes, verduras e frutas, que são ótimas fontes de fibras, vitaminas e sais minerais.

Grupo 2: Legumes e verduras. Recomenda-se 4 porções mínimas e 5 porções diárias no máximo.
Grupo 3: Frutas (cruas ou in natura) e sucos de frutas. Recomenda-se 3 porções mínimas e 5 porções máximas ao dia.
Nível 3
O nível 3 da Pirâmide Alimentar é subdividido em outros 3 grupos de alimentos, basicamente compostos de proteína, que é vital para a saúde e manutenção corpórea e utilizada para produção de tecidos, enzimas, hormônios e compostos do sistema de defesa. Proteínas são componentes de ossos, músculos, cartilagem, pele e sangue.

Grupo 4: Leite e derivados. Recomenda-se 3 porções diárias para atendimento da recomendação diária mínima de cálcio.
Grupo 5: Carnes, frangos, peixes e ovos. Mínimo de uma porção e máximo de 2 porções diárias.
Grupo 6: Leguminosas, recomenda-se uma porção diária.
Nível 4
No grupo 4 da Pirâmide Alimentar, encontram-se os 2 grupos restantes. Tanto o grupo de óleos e gorduras quanto o de açúcares e doces, situados no ápice da Pirâmide, apresentam suas quantidades limitadas, uma vez que já existem de forma natural, de composição ou de adição em vários alimentos e preparações.

Grupo 7: Óleos e gorduras. Mínimo de uma porção e máximo de 2 porções diárias.
Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos. Estabeleceu-se uma porção mínima e máximo de 2 porções diárias.