2 de outubro de 2017

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama...


O Outubro rosa  é uma campanha internacional pela prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres em todo mundo. 

A campanha visa conscientização e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O autoexame, assim como a mamografia são importantes na detecção e prevenção do câncer de mama. Mas a alimentação também é uma forma de prevenção!
Algumas substâncias encontradas nos alimentos possuem propriedades protetoras e contribuem para reduzir os riscos do câncer de mama, como os antioxidantes:

VITAMINA C (acerola, caju, kiwi, morango, laranja, goiaba, pimentão);

VITAMINA E (vegetais verdes escuros, gema de ovo e castanhas);

LICOPENO (tomate, goiaba, pitanga, melancia)

BETACAROTENO (cenoura, mamão, manga e abóbora).

Deve-se incluir também na alimentação o grupo das crucíferas (couve-flor, espinafre, brócolis, nabo, rúcula, agrião, mostarda, rabanete e couve de Bruxelas) pela ação do indol-3-carbinol, que auxilia na prevenção do câncer de mama. Além disso, o consumo de  ÔMEGA-3, um antiinflamatório natural e  VITAMINA D, que melhora o sistema imunológico, também é recomendado.

Hábitos saudáveis  como praticar atividades físicas, reduzir a exposição ao estresse, diminuir a inflamação do organismo, dormir bem, consumir alimentos orgânicos, evitar o fumo, o álcool, alimentos industrializados, corantes, conservantes, também são medidas que auxiliam na prevenção não apenas do câncer de mama, mas garantem uma melhor qualidade de vida!