20 de dezembro de 2017

O que escolher nas festas de final de ano...




Chegaram as festas de final de ano e com isso a preocupação de exagerar e o ponteiro da balança subir! Se durante este ano você esteve em reeducação alimentar, nada mais justo do que poder comer com moderação, não é mesmo? Sem neuras! Mas claro, é preciso ter um pouco de cuidado, pois nestas datas, a família se reúne e são dias regados a comilança e exageros sem fim! E você pode perder o fio da meada, cuidado!


A ceia tem uma grande variedade de alimentos e cabe a você escolher o que você pode, deve ou não deve comer. Então procure fazer as escolhas certas!


Oleaginosas: castanhas, nozes, avelã, amêndoas. Elas são ricas nutricionalmente, mas são calóricas, sim! Não exagere! Um punhado delas não vai te engordar. Elas são ricas em vitaminas e minerais, gorduras do bem e melhoram a pele e são boas para o cérebro.


Lichia: é uma fruta típica do final do ano e é rica em antioxidantes, tem um poder alto de saciedade e ótima para o intestino. Coma algumas!


Romã: é uma das frutas com o maior poder nutricional. Ela tem benefícios desde a pele até a modulação hormonal, menopausa, redução de colesterol, melhora de gripes e resfriados, é antiinflamatória e antioxidante.


Lentilha, grão de bico: são leguminosas que melhoram os sintomas da TPM, são ricas em fibras e podem auxiliar na redução da absorção de gorduras e açúcares. Não deixe de colocar no prato!


Abuse das outras frutas típicas como ameixa, pêssego, nectarina, cereja, kiwi e uvas. 


Peru, lombo e pernil assados: contém menos gordura e aumentam a saciedade. 


Se ingerir bebida alcoólica beba apenas 1 dose e intercale com água para se hidratar e o corpo conseguir eliminar mais rápido o álcool. Evite refrigerante e sucos industrializados. Prefira água com gás com limão espremido, por exemplo. 


Ofereça-se para levar uma salada completa, para garantir um maior aporte de fibras que vai equilibrar a carga glicêmica da refeição, além de enriquecer com vitaminas e minerais. 


A DICA é consumir os itens 1, 2, 3 e 5 antes de comer os pratos principais para ficar mais saciado. 


E lembre-se! O que te engorda são os exageros entre o ano novoe o Natal e não entre o Natale o ano novo