Manual da disbiose...

 



Disbiose intestinal é um termo dado ao desequilíbrio da microbiota intestinal, onde ocorre uma alteração na qualidade ou quantidade de bactérias no intestino.


Essa variação pode levar a deficiências nutricionais e, quando não tratada da maneira adequada, até mesmo ao desenvolvimento de problemas mais sérios como intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doenças metabólicas, autoimunes e cognitivas do sistema nervoso central.


SINTOMAS:


Náuseas e vômitos, aumento de gases, distensão abdominal, alterações no trato intestinal como diarreia ou constipação, fadiga, depressão, ansiedade, mudanças de humor e candidíase de repetição. Outros sintomas são mais discretos, mas também são um sinal de alerta como o mau hálito, dificuldade para urinar, coceira vaginal ou retal, inchaço e erupção ou vermelhidão na pele.


• Como identificar na prática?


Através de uma boa Anamnese clínica avaliando sinais e sintomas, hábitos de vida, uso crônico de medicamentos como inibidores da bomba de prótons, corticoides e antibióticos.


O diagnóstico pode ser feito pelo exame Indican e através do teste de hidrogênio expirado.


• Como tratar?


O tratamento consiste na recuperação do equilíbrio da microbiota e da barreira intestinal através da mudança do hábito alimentar do paciente e do uso de moduladores intestinais de acordo com os sintomas relatados, ou seja, o tratamento deve levar em consideração cada paciente.