Queda de cabelo no hipotireoidismo...


 

O hipotireoidismo 🦋 diminui o ritmo de processos metabólicos, incluindo o crescimento capilar. Mas, as causas para a queda   de cabelo  e unhas quebradiças no hipotireoidismo são diversas.


A doença de Hashimoto, que é a causa mais comum de hipotireoidismo, provoca um efeito crônico da inflamação e do estresse oxidativo, inerentes a esse processo, piorando o quadro.


Além disso, muitos pacientes de Hashimoto também apresentam sensibilidades alimentares e deficiências nutricionais, decorrentes do desequilíbrio da microbiota intestinal, o que também têm relação com a queda de cabelo.


A saúde hormonal está estritamente ligada à saúde intestinal. Uma vez que a microbiota está alterada, ou se existe um quadro de disbiose ocorre, por exemplo, uma alteração na metabolização do estrogênio.


As citocinas inflamatórias geradas nesse contexto tornam os folículos capilares progressivamente mais disfuncionais, contribuindo para a queda capilar no hipotireoidismo. É como se as celular do folículo capilar se tornassem ineficazes, impedindo o crescimento normal do cabelo.


O fluxo sanguíneo nesses pacientes tende a ser mais lento, o que também prejudica o crescimento dos fios, já que o couro cabeludo é um tecido extremamente rico em vasos sangüíneos.


🔸Para fortalecer os cabelos, é necessário fazer uma adequação calórica, de proteínas, micronutrientes, carboidratos e hídrica da dieta.


🔹O selênio é um importante nutriente, pois atua no equilíbrio dos hormônios tireoidianos. Uma das principais fontes de selênio, a castanha do Pará, pode ter cerca de 185mcg, dependendo do local de cultivo.


🔸O déficit calórico e de carboidrato, pode interferir diretamente no aporte de vitaminas do complexo B, além de prejudicar o funcionamento tireoidiano e a modulação do

cortisol. Esses hormônios estão relacionados com a queda de cabelo e também com o enfraquecimentos das unhas.


🔹A falta de proteínas também gera uma redução da disponibilidade de aminoácidos para a construção da estrutura do cabelo.