SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO TEM FOCO NA SEGURANÇA ALIMENTAR


Cerca de 150 países celebram, em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo da data estipulado para este ano será refletir sobre as seguranças alimentar e nutricional, sob o tema "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia". As seguranças alimentar e nutricional englobam questões como o acesso a terra e água, incentivo da agricultura familiar, valorização da biodiversidade e reeducação alimentar para uma dieta mais saudável.
No Brasil, a campanha é encabeçada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que já disponibilizou na Internet a página da Semana Mundial da Alimentação para estimular a participação de municípios e estados.
Para divulgar os evento, foi criado um logo utilizando o feijão, que unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Além de ser um alimento de grande expressão popular, o feijão representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos e possui grande valor nutricional.
O 16 de outubro marca o Dia Mundial da Alimentação por ser o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945. O objetivo da FAO é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.