Foque no intestino!

Se você tem alguma doença autoimune, alergias, acne, depressão, ansiedade, asma, Parkinson, Alzheimer, demência, todas essas patologias podem ser correlacionadas com a PERMEABILIDADE INTESTINAL e tem uma grande relação com a ENDOTOXEMIA METABÓLICA.

As endotoxinas (Lipopolissacarídeos, LPS), um dos principais componentes da membrana externa das bactérias Gram- negativas, contribuem bem para a INFLAMAÇÃO.

A microbiota intestinal é considerada o principal reservatório natural de endotoxinas pró inflamatórias no corpo. As endotoxinas são capazes de atravessar a barreira gastrointestinal (na condição de "LEAKY GUT") e vão para a

corrente sanguínea.

A alta presença de LPS na corrente sanguínea é definida como endotoxemia metabólica. O LPS está relacionado com o desenvolvimento e progressão de inúmeras patologias através dos seguintes mecanismos:

- O LPS interrompe a comunicação-chave entre o eixo hipotálamo-hipofise-adrenal, aumentando assim a expressão do hormônio liberador de corticosteroides.

- O LPS elevado em neurônios sensoriais na raiz dorsal estimulam nociceptores, receptores que interpretam a dor no corpo.

- A LPS intracraniana causa ativação microglial e perda neuronal, agravando o Parkinson.

- A inflamação na barreira hematoencefálica leva ao declínio cognitivo, aumentando o risco de Demência e Alzheimer.

- A ativação crônica do sistema imunológico inato (o LPS alto no sangue recruta em demasia esse sistema em vários tecidos e leva á tecidos "próprios" virarem alvos do sistema imune de uma forma não intencional.

- Importante focar na prevenção do desenvolvimento de "leaky gut" (Permeabilidade intestinal) e "corrigir o intestino é o BÁSICO NECESSÁRIO quando se fala em PREVENÇÃO e tratamento destas doenças e transtornos.