17 de fevereiro de 2010

Segundo Pesquisa, Atletas Fazem Mal Uso de Suplementos....



Um estudo feito na Universidade de Montreal, no Canadá, concluiu que suplementos são ineficazes para a maioria dos atletas que os consomem. Foram selecionados atletas em várias modalidades, incluindo biatlo, ciclismo, corredores de longa distância, natação, judô, patinação e voleibol.

Nove de cada 10 atletas relataram o uso regular de suplementos alimentares. Eles consumiam uma média de 3,35 produtos: bebidas energéticas, multi-vitaminas, minerais e suplementos de proteína em pó. O pesquisador descobriu que o conhecimento dos atletas sobre os suplementos alimentares é muito deficiente.

O papel das proteínas é particularmente mal compreendido pelos atletas. Apenas um em cada quatro puderam associar uma razão válida, sustentada pela literatura científica, para utilizar o produto.

O que é mais importante, os consumidores de suplementos apresentavam níveis de sódio, magnésio, niacina, ácido fólico, vitamina A e ferro que ultrapassam as normas aceitáveis. Isso os torna suscetíveis a problemas de saúde, tais como náuseas, problemas de visão, cansaço e anomalias hepáticas, segundo o pesquisador.