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Sono e Sua Influência Sobre o Apetite......


Sabemos que nos dias de hoje dormir bem se tornou -se um artigo de luxo. A vida agitada, a correria, o trânsito nas grandes cidades que obriga as pessoas a acordarem cada vez mais cedo para não se atrasar em seus compromissos, enfim, vários fatores influenciam na qualidade e na quantidade do sono.

Vários estudos tem demonstrado os efeitos da restrição do sono, à curto prazo, observa-se que não ocorrem alterações significativas no consumo alimentar, nem nas concentrações circulantes dos hormônios leptina (anorexígeno) e grelina (orexígeno) em homens saudáveis. Por outro lado, estudos indicam que dormir 4 horas por duas noites consecutivas, induz a uma diminuição de 18% das concentrações de leptina e aumentam em 28% as concentrações de grelina em associação com o aumento do apetite. Além disso, estes resultados evidenciam que a restrição do sono altera hormônios neuroendócrinos e o apetite, favorecendo o balanço energético positivo e consequentemente o ganho de peso corporal.


Portanto, é importante salientar a importância de um sono de qualidade para controle da saciedade, evitando a compulsão que pode levar à obesidade.

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Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

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Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…