Dieta da Mente evita declínio cognitivo...



Embora as habilidades cognitivas pareçam diminuir naturalmente como parte do processo normal de envelhecimento, pode ser possível dar uma mordida num pedaço desse esperado declínio.

A ingestão de um grupo de alimentos específicos, conhecidos como Dieta da Mente, pode retardar o declínio cognitivo entre os adultos mais velhos, mesmo quando a pessoa não está em risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Pesquisadores da Universidade Rush (EUA) demonstraram que adultos mais velhos que seguiram a Dieta da Mente de forma mais rigorosa apresentaram um desempenho cognitivo equivalente ao de pessoas 7,5 anos mais jovens, em comparação com aqueles que não seguiram a dieta tão rigorosamente.

Os resultados foram publicados na revista Alzheimer & Dementia, o jornal científico da Associação de Alzheimer dos EUA.

Dieta da Mente

A Dieta da Mente é uma adaptação da dieta mediterrânea, incluindo 15 alimentos, 10 reconhecidamente "saudáveis para o cérebro", e cinco não saudáveis - carne vermelha, manteiga e margarina, queijo, bolos e doces e alimentos fritos ou comidas rápidas.

Para se beneficiar da dieta, a pessoa precisa comer pelo menos três porções de grãos integrais, uma porção de vegetais folhosos verdes e uma porção de outros vegetais todos os dias, tudo acompanhado por uma taça de vinho.

Além disso, é necessário petiscar nozes e castanhas quase todos os dias, comer feijão ou outro grão pelo menos a cada dois dias, frutas vermelhas pelo menos duas vezes por semana e peixe pelo menos uma vez por semana.

Além disso, o estudo constatou que, para ter uma chance real de evitar os efeitos devastadores do declínio cognitivo, a pessoa deve limitar a ingestão dos alimentos não saudáveis, especialmente manteiga (menos de 1 colher de sopa por dia), doces e tortas, queijos integrais, e frituras ou comidas rápidas (menos do que uma porção por semana de qualquer dos três).

Mirtilos e morangos

As frutas vermelhas da classe do mirtilo (blueberries) são a única fruta que deve obrigatoriamente estar presente na Dieta da Mente - as demais ficam ao gosto de cada um.

"O mirtilo é um dos alimentos mais potentes em termos de proteger o cérebro," disse Martha Clare Morris, coordenadora da equipe que desenvolveu a dieta.

Ela acrescenta que os morangos também tiveram um bom desempenho em estudos anteriores do efeito dos alimentos sobre a função cognitiva.

Fonte:Diário da Saúde