Barra de Cereais, Mocinha ou Vilã da Dieta?.....

As barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas, por serem práticas, podem ser carregadas na bolsa, na gaveta do escritório e servem como lanchinho no meio do expediente.

No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições. A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto, uma vez que a variedade no mercado é bastante ampla. De um modo geral, elas são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior a atividade física, ou então rica em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. 

A dica é: sempre analisar o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes). As barras de cereais não deveriam ter o rótulo de "produto saudável" uma vez que são fontes de açúcar e gordura. O ideal de ingestão diária de fibras é entre 25 e 30g e a maioria das barrinhas não têm nem 1g, portanto, não substitua fontes ricas em fibras por barras de cereais.