Pular para o conteúdo principal

Chá verde como tratamento auxiliar de tumores....



Aclamado por seus benefícios para a saúde, o chá verde tem agora outro trunfo.

Pesquisadores descobriram que um dos compostos do chá verde funciona como um sistema ideal para transportar medicamentos anticâncer para o local exato onde eles são necessários.

O grande inconveniente das quimioterapias é que esses tratamentos disseminam os medicamentos pelo corpo inteiro, gerando uma série infindável de efeitos colaterais danosos. Por isso busca-se com afinco um meio de levar o medicamento diretamente até o tumor.

Já se sabia que as catequinas, um dos compostos presentes no chá verde, explica a ação desse chá contra o câncer.

O que se descobriu agora é que é possível combinar as catequinas com as proteínas anticancerígenas presentes nos medicamentos, produzindo nanocomplexos micelares estáveis que levam fármacos como a Herceptina diretamente ao local onde ele deve atuar - o tumor.

Carreadores

Para levar um medicamento diretamente a um ponto exato do corpo é necessário um transportador, ou carreador - um composto que contém o fármaco e vai até o ponto do organismo alvo do tratamento, onde o medicamento é finalmente liberado pelo carreador.

E não basta encontrar bons carreadores: o grande desafio é descobrir a proporção exata de droga/carreador. "Quantidades elevadas do transportador podem levar a problemas associados com a toxicidade da droga e ao metabolismo," explica o Dr. Jackie Ying, do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia A*STAR (Cingapura).

Para superar este problema, Ying projetou um nanocarreador que já possui efeitos terapêuticos, um derivado das catequinas do chá verde conhecido como epigalocatequina galato (EGCG), cujos efeitos anticancerígenos já são bem documentados.

Normalmente os nanocarreadores são estéreis, sem qualquer princípio ativo, mas recentemente começaram a ser levantadas dúvidas sobre sua alegada inocuidade no corpo humano - nanopartículas de ouro podem fazer mal à saúde.

Ying usou então o EGCG extraído do chá verde como base para construir nanocomplexos micelares microscópicos que levam o fármaco anticancerígeno Herceptina diretamente para os tumores.

Nanomedicamento

A equipe testou a eficácia do nanomedicamento em uma linha celular de câncer de mama e comparou os resultados com o uso da Herceptina sozinha. Os resultados foram animadores.

"As drogas levadas pelo carreador reduziram significativamente o crescimento do tumor e foram mais eficazes contra os tumores do que a droga sozinha," relataram os pesquisadores.

Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Bolinhas de amêndoas e leite de coco em pó...

1 xícara de pasta de castanhas 🌰 ou pasta de amendoim 🥜
Leite de coco 🥥 em pó (comprei na @biomundogoiania )
Xilitol para adoçar (opcional)

MODO DE PREPARO 👩🏼‍🍳

Coloque a pasta de castanhas num recipiente e vá acrescentando o leite de coco 🥥 em pó até dar consistência para enrolar. Eu usei 2 colheres 🥄de servir, mas esta quantidade vai variar de acordo com a umidade da pasta que você utilizar. Eu não acrescentei o xilitol, mas se quiser mais doce, manda ver!
Faça as bolinhas e passe no coco ralado, nibs de cacau, leite de coco em pó, cacau etc. Sirva gelado! Maravilhoso ☺️😋

Mindfulness....

Nossa mente é cheia de distrações. Estamos trabalhando e do nada começamos a pensar na lista do supermercado, que amanhã vence o condomínio e não esquecemos de dar aquela conferida no celular para não perder nenhuma notificação.
Focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio e a meditação mindfulness pode ser a resposta para se manter presente. 
A meditação mindfulness (atenção plena) tem como objetivo aumentar a calma e o relaxamento, melhorar o equilíbrio psicológico, a saúde e o bem-estar geral.
A prática, através da atenção plena na respiração, no corpo e no momento imediato aumenta a percepção das experiências que ocorrem no presente. 
A prática da meditação, seja qual for a técnica, desenvolve a habilidade de nos adaptarmos ao estresse, chamada de resiliência. Ser resiliente não significa não experimentar dificuldades, mas desenvolver a sua própria capacidade para voltar ao estado de homeostase apesar das dificuldades.
Dê uma chance para a meditação! Crie consciência no prese…

Bolo de carne....

É bem simples de ser feito! 
Basta escolher a carne🥩 da sua preferência, eu usei patinho moído duas vezes. Temperei com alho e cebola triturados, sal e cheiro verde 

🌿Reserve a carne e coloque papel filme ou um plástico esticado e distribua fatias de bacon 🥓 e sobre ele coloque a carne formando um retângulo bem fino. Escolha o recheio de sua preferência! Eu optei por mussarela 🧀 cenoura 🥕 e ovos cozidos🥚

Vá enrolando a carne com o plástico dando formato e compactando. Leve para assar até dourar. 
Para acompanhar teve batata doce chips e batas assadas (cada um com sua escolha) e saladinha 🥗
Simples e delicioso!