Pular para o conteúdo principal

Chá verde como tratamento auxiliar de tumores....



Aclamado por seus benefícios para a saúde, o chá verde tem agora outro trunfo.

Pesquisadores descobriram que um dos compostos do chá verde funciona como um sistema ideal para transportar medicamentos anticâncer para o local exato onde eles são necessários.

O grande inconveniente das quimioterapias é que esses tratamentos disseminam os medicamentos pelo corpo inteiro, gerando uma série infindável de efeitos colaterais danosos. Por isso busca-se com afinco um meio de levar o medicamento diretamente até o tumor.

Já se sabia que as catequinas, um dos compostos presentes no chá verde, explica a ação desse chá contra o câncer.

O que se descobriu agora é que é possível combinar as catequinas com as proteínas anticancerígenas presentes nos medicamentos, produzindo nanocomplexos micelares estáveis que levam fármacos como a Herceptina diretamente ao local onde ele deve atuar - o tumor.

Carreadores

Para levar um medicamento diretamente a um ponto exato do corpo é necessário um transportador, ou carreador - um composto que contém o fármaco e vai até o ponto do organismo alvo do tratamento, onde o medicamento é finalmente liberado pelo carreador.

E não basta encontrar bons carreadores: o grande desafio é descobrir a proporção exata de droga/carreador. "Quantidades elevadas do transportador podem levar a problemas associados com a toxicidade da droga e ao metabolismo," explica o Dr. Jackie Ying, do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia A*STAR (Cingapura).

Para superar este problema, Ying projetou um nanocarreador que já possui efeitos terapêuticos, um derivado das catequinas do chá verde conhecido como epigalocatequina galato (EGCG), cujos efeitos anticancerígenos já são bem documentados.

Normalmente os nanocarreadores são estéreis, sem qualquer princípio ativo, mas recentemente começaram a ser levantadas dúvidas sobre sua alegada inocuidade no corpo humano - nanopartículas de ouro podem fazer mal à saúde.

Ying usou então o EGCG extraído do chá verde como base para construir nanocomplexos micelares microscópicos que levam o fármaco anticancerígeno Herceptina diretamente para os tumores.

Nanomedicamento

A equipe testou a eficácia do nanomedicamento em uma linha celular de câncer de mama e comparou os resultados com o uso da Herceptina sozinha. Os resultados foram animadores.

"As drogas levadas pelo carreador reduziram significativamente o crescimento do tumor e foram mais eficazes contra os tumores do que a droga sozinha," relataram os pesquisadores.

Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

Vai chegando esta época do ano, começam as preocupações com as festas de final de ano, as férias, praia, verão! Pois é, para àqueles que não estão no seu projeto Verão 2019 desde o começo do ano, ainda é possível modificar muita coisa, seja nos hábitos alimentares, seja no seu corpo.

Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…