Resumo da Semana na Liga da Saúde....

Compulsão Alimentar....



Os transtornos alimentares são patologias graves que demandam políticas de saúde, mas são escassos os centros especializados para o devido tratamento que requer para o mesmo uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, clínicos, psicólogos e nutricionistas. A falta de informação a respeito deste tema faz que muitos ignorem uma relação psicopatológica com a alimentação, desta forma a dieta ou até uma reeducação alimentar não gerará o efeito esperado: do emagrecimento e da aquisição de saúde como um todo. Não me surpreendo que tantas pessoas tenham se frustrado pela eterna "guerra" com a balança, sem levar em conta que possivelmente precisaria ser tratado em psicoterapia sua "relação com a comida", o que não se consegue colocar em palavras que é "descontado" nessa alimentação.

CAFÉ: BENEFÍCIOS E RISCOS PARA SAÚDE


Como podem perceber, gosto MUITO de falar sobre o café e seus efeitos (positivos e negativos) para nossa saúde. Nas minhas consultas, posso afirmar que 9 entre 10 pacientes tomam café. Puro ou com leite, ou ainda na versão descafeínado, muito raramente me deparo com a afirmativa: “Não tomo café” ou “o café me faz mal”. Vamos combinar: como é bom saborear um delicioso café, fresquinho, saindo na hora. Pela manhã, nos desperta para os afazeres do dia. Quem também precisa de uma ajuda extra para estudar ou trabalhar à noite, recorre para essa bebida tão tradicional e saborosa, que nos atrai pelo cheiro...

A Pílula Mágica



Como já disse em outros artigos, NÃO existe “pílula mágica”, ou seja, remedinho que tenha ação rápida, sem efeitos indesejáveis associados e que seja totalmente resolutivo supostamente sem qualquer cooperação por parte de quem o toma. Mas por um momento, suponhamos que coelho da Páscoa, Papai Noel e político (“profissional”) honesto tenham passado a existir e é claro, também nossa pílula mágica: o que aconteceria se você a ingerisse?

Dicas Para não Engordar Neste Inverno....



O frio chegou para valer... E garanto que a sua vontade de comer também... E isso acontece porque com o frio, além do apetite, nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça mais para aquecer nosso corpo, o frio é uma espécie de “termogênico natural”. Seja esperto e controle sua dieta nesse período, sua perda de gordura é mais favorecida do que em outras épocas do ano.

A Asma e sua Alimentação


Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por diminuição do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Cada vez mais se faz associação da asma e da bronquite com os hábitos alimentares.

Déficit de atenção na visão da prática ortomolecular


Com frequência recebo pacientes que relatam "possuir" Déficit de atenção e muitas vezes vão além, acrescentam o termo "Hiperatividade" à doença que adquiriram navegando na internet. Brinco que virou moda ser portador de déficit de atenção. Uma frase típica de pacientes: "- Dr. eu fiz um teste na internet, um questionário e baseado nele, tenho pontuação para déficit de atenção com hiperatividade".
Leia mais...

Seu Cabelo está Caindo, a Unha Quebradiça? Saiba o que está Faltando no seu Prato...


Se tem uma coisa  que toda mulher cuida além do corpo, são os cabelos e unhas. Com certeza muitas vão semanalmente ao salão de beleza pintar suas unhas, hidratar os cabelos ou fazem isso em casa mesmo. Se pequenos dramas de beleza como unhas quebradiças ou com manchas brancas e cabelos sem vida e em queda livre fazem parte da sua vida, está na hora de você rever seu cardápio.