6 de dezembro de 2012

Fruta em pó pode ser armazenada e não estraga...


Especialistas recomendam comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.
Cada porção pesa 80 gramas.
No entanto, a realidade é bem diferente, já que estamos testemunhando um declínio gradual do consumo de frutas e vegetais, especialmente entre as crianças.
Esta é uma das razões que fizeram uma equipe de pesquisadores de Valência (Espanha) desenvolverem novos produtos que possam promover o consumo de frutas.
O principal fator que afeta a estabilidade e a vida útil das frutas é o seu alto teor de água.
Assim, o grupo espanhol decidiu estudar a melhor forma de obter produtos mais duráveis, mas que conservem a maioria das propriedades das frutas originais.
Para isso, eles aplicaram técnicas de liofilização, também chamadas de secagem por congelamento (freeze-drying), e secagem por atomização (spray drying).
Kiwi, morango e toranja foram os primeiros frutos a literalmente virar pó.
A ideia é usar o pó de frutas para polvilhar em outros alimentos, ou como um ingrediente funcional em sucos, purês, leite ou chá.
Outro produto que a tecnologia pode criar são fatias de frutas secas, adequadas para lanches, muito mais saudáveis do que os salgadinhos.
Segundo Nuria Martínez Navarrete, pesquisadora da Universidade Politécnica de Valência, o consumo de frutas é baixo porque as frutas frescas duram apenas alguns dias.
E isto está em desacordo com nosso estilo de vida atual, que em muitas ocasiões nos impede de fazer compras diariamente.
É por isso, segundo a pesquisadora, que consumimos mais alimentos processados, produtos que são de longa duração e fáceis de preparar.
Esta tendência pode mudar graças a projetos como este, tão logo os resultados sejam transferidos para as empresas de alimentos.
Os resultados da pesquisa mostram que a liofilização conserva os compostos bioativos que são responsáveis pelos efeitos benéficos que a toranja tem sobre nossa saúde, também mantendo sua propriedade antioxidante.
De acordo com os pesquisadores, cada 100 gramas de toranja fresca produz entre 10 e 15 gramas de toranja em pó.
Metade dessa dose poderia temperar uma porção de salada.
Ou, acrescentando 85 mililitros de água, pode render suco equivalente a meia toranja.
Fonte: Diário da Saúde