Pular para o conteúdo principal

O que escolher na ceia de Natal e ano novo?



Chegaram as festas de final de ano e com isso a preocupação de exagerar e o ponteiro da balança subir! Se durante este ano você esteve em reeducação alimentar, nada mais justo do que poder comer com moderação, não é mesmo?

Se você aprendeu a se alimentar corretamente ou se está em tratamento sabe a importância de comer os alimentos saudáveis e adequados ao seu organismo, mas também sabe que se exagerar, pode colocar seu esforço por água abaixo, pois nestas datas, a família se reúne e são dias regados a comilança e se emendar o Natal com o ano novo, pode perder o fio da meada da reeducação, cuidado!

Nas festas de final de ano você vai aplicar o que aprendeu ou que está aprendendo. Um fator relevante acredito que já saiba...O excesso faz mal, o “olho gordo” faz mal, comer demais em uma única refeição também...

Mas a ceia tem uma grande variedade de alimentos e cabe a você escolher o que você pode, deve ou não deve comer. Então procure fazer as escolhas certas!

Item 1 – Oleaginosas: são as castanhas, nozes, avelã, amêndoas. Elas são calóricas, sim! Mas preocupe com o valor nutricional das mesmas e com a quantidade. Um punhado delas não vai te engordar. Elas são ricas em vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, tem ômega-3, melhoram a pele e são boas para o cérebro;

Item 2 – Lichia é uma fruta típica do final do ano e é rica em antioxidantes, tem um poder alto de saciedade e ótima para o intestino. Coma algumas!

Item 3 – Romã é uma das frutas com o maio poder nutricional. Ela tem benefícios desde para a pele até na modulação hormonal, menopausa, redução de colesterol, melhora de gripes e resfriados, é antiinflamatória e antioxidante. É uma fruta curiosa para comer e vai tomar um tempo para ser ingerida e assim sua ansiedade reduz;

Item 4 – Lentilhas, grão de bico são leguminosas que melhoram os sintomas da TPM, são riquíssimas em fibras e podem auxiliar na redução da absorção de gorduras e açúcares. Não deixe de colocar no prato!

Item 5 – Abuse das outras frutas típicas como ameixa, cereja, kiwi e uvas;

Item 6 – Peru, lombo, pernil assados contém menos gorduras e aumentam a saciedade;

Item 7 – Se for ingerir bebida alcoólica tente ser somente 1 dose e sempre com água ou água de coco para se hidratar e o corpo conseguir eliminar mais rápido este álcool;

Item 8 – A dica é consumir os itens 1, 2, 3 e 5 antes de comer os pratos principais para ficar mais saciada. Faça uma salada de frutas e jogue as oleaginosas por exemplo. Pode fazer suco também para tomar ao invés de refrigerante zero ou água com gás.

Aproveite as festas de final de ano com prazer e moderação para não se arrepender depois!

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!

Dia mundial do Diabetes...

O Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. O número de brasileiros diagnosticados com Diabetes cresceu 61.8% nos últimos 10 anos e atinge atualmente quase 13 milhões de brasileiros. Para conscientizar e lembrar sobre a importância da prevenção da doença, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Diabetes, desde 1991. A data, 14 de novembro, foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. Hábitos saudáveis de vida e alimentação equilibrada são essenciais no tratamento e prevenção do Diabetes.  A Nutrição promove um controle não apenas glicêmico, mas restabelece o equilíbrio fisiológico, promovendo uma mel