O que escolher na ceia de Natal e ano novo?



Chegaram as festas de final de ano e com isso a preocupação de exagerar e o ponteiro da balança subir! Se durante este ano você esteve em reeducação alimentar, nada mais justo do que poder comer com moderação, não é mesmo?

Se você aprendeu a se alimentar corretamente ou se está em tratamento sabe a importância de comer os alimentos saudáveis e adequados ao seu organismo, mas também sabe que se exagerar, pode colocar seu esforço por água abaixo, pois nestas datas, a família se reúne e são dias regados a comilança e se emendar o Natal com o ano novo, pode perder o fio da meada da reeducação, cuidado!

Nas festas de final de ano você vai aplicar o que aprendeu ou que está aprendendo. Um fator relevante acredito que já saiba...O excesso faz mal, o “olho gordo” faz mal, comer demais em uma única refeição também...

Mas a ceia tem uma grande variedade de alimentos e cabe a você escolher o que você pode, deve ou não deve comer. Então procure fazer as escolhas certas!

Item 1 – Oleaginosas: são as castanhas, nozes, avelã, amêndoas. Elas são calóricas, sim! Mas preocupe com o valor nutricional das mesmas e com a quantidade. Um punhado delas não vai te engordar. Elas são ricas em vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, tem ômega-3, melhoram a pele e são boas para o cérebro;

Item 2 – Lichia é uma fruta típica do final do ano e é rica em antioxidantes, tem um poder alto de saciedade e ótima para o intestino. Coma algumas!

Item 3 – Romã é uma das frutas com o maio poder nutricional. Ela tem benefícios desde para a pele até na modulação hormonal, menopausa, redução de colesterol, melhora de gripes e resfriados, é antiinflamatória e antioxidante. É uma fruta curiosa para comer e vai tomar um tempo para ser ingerida e assim sua ansiedade reduz;

Item 4 – Lentilhas, grão de bico são leguminosas que melhoram os sintomas da TPM, são riquíssimas em fibras e podem auxiliar na redução da absorção de gorduras e açúcares. Não deixe de colocar no prato!

Item 5 – Abuse das outras frutas típicas como ameixa, cereja, kiwi e uvas;

Item 6 – Peru, lombo, pernil assados contém menos gorduras e aumentam a saciedade;

Item 7 – Se for ingerir bebida alcoólica tente ser somente 1 dose e sempre com água ou água de coco para se hidratar e o corpo conseguir eliminar mais rápido este álcool;

Item 8 – A dica é consumir os itens 1, 2, 3 e 5 antes de comer os pratos principais para ficar mais saciada. Faça uma salada de frutas e jogue as oleaginosas por exemplo. Pode fazer suco também para tomar ao invés de refrigerante zero ou água com gás.

Aproveite as festas de final de ano com prazer e moderação para não se arrepender depois!