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Hoje é o Dia Mundial do Coração !.....



De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, folhas e frutas.
Uma dieta sem gorduras, rica em fibras, como frutas e vegetais, ajudam, por exemplo, a reduzir a pressão arterial e melhorar os fatores de risco de diversas doenças crônicas e de cardiopatias. Além disso, carnes magras e pequenas porções diárias de arroz com feijão contemplam uma dieta ideal para a saúde cardiovascular.
O ácido graxo ômega 3, por exemplo, um tipo de gordura poliinsaturada, pode diminuir o risco de ataque cardíaco, proteger contra batimentos cardíacos irregulares e regular a pressão arterial. Uma das fontes naturais para este ácido graxo é o peixe, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola.

Em pacientes hipertensos, por exemplo, a atenção com o sal deve ser redobrada, assim como os portadores de dislipidemias devem evitar o consumo de gorduras saturadas e trans, responsáveis pela gordura abdominal, que é fator para evolução do diabetes, insuficiência cardíaca, angina e dor no peito.
O resultado positivo da associação de dieta, exercícios e controle do colesterol, da pressão alta e da obesidade são essenciais para diminuição dos riscos para o coração. É de consenso geral que a atividade física promove diversos benefícios à saúde como, por exemplo, reduz os níveis de insulina no sangue e de triglicérides, aumenta o HDL (lipoproteína de alta densidade, o bom colesterol), melhora a circulação sanguínea nas pernas, além de ser coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca.

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Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

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Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…