Consumo Adequado de Frutas e Verduras Poderiam Evitar Milhões de Mortes...


O consumo de frutas e hortaliças tem sido estimulado em vários países em função dos benefícios no combate às deficiências de vitaminas e sais minerais e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo inadequado destes alimentos está entre os seis principais fatores de risco para a mortalidade mundial.
Se a população mundial tivesse um consumo diário adequado de frutas e verduras, em torno de 2,7 bilhões de vidas seriam salvas por ano . O consumo de frutas e hortaliças inferior ao recomendado é um problema mundial, inclusive em países ricos e desenvolvidos .

No Brasil, a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou-se que o consumo médio, considerando-se todas as classes de renda, corresponde a cerca de um terço da quantidade diária recomendada (400 gramas/dia). Verificou-se ainda que quanto menor a renda menor o consumo.