24 de junho de 2015

Componente do açafrão combate HPV e cânceres orais...



A curcumina, um antioxidante encontrado no açafrão, ou cúrcuma, tem sido associada a uma série de benefícios à saúde.

Entre esses benefícios estão o reforço do sistema imunológico, evitar a metástase do câncer e até destruir larvas do mosquito da dengue.

Agora ficou também demonstrado que o componente do açafrão pode desempenhar um papel terapêutico nos cânceres orais associados com o HPV (papilomavírus humano).

Açafrão contra HPV

O HPV é um vírus que se prolifera em associação com o desenvolvimento dos cânceres cervical e oral. Ainda não há cura, mas a curcumina pode oferecer um meio de controle dessas doenças.

"A cúrcuma tem propriedades antivirais e anticancerígenas bem estabelecidas," confirma o Dr. Alok Mishra, da Universidade Emory (EUA). "E, de acordo com os nossos novos resultados, poderíamos dizer que ela é boa para a saúde bucal também."

O grupo de pesquisa do Dr. Mishra observou pela primeira vez o efeito da curcumina em células do câncer cervical em 2005. O antioxidante diminuiu a expressão do HPV, o que sugere que a curcumina poderia controlar a extensão da infecção pelo vírus do papiloma humano.

A nova pesquisa indica que a curcumina diminui a expressão do HPV em células infectadas com o câncer bucal baixando os níveis dos fatores de transcrição celular AP-1 e NF-kB.

Açafrão na cozinha

O Dr. Mishra acrescenta que seus estudos não o permitem comentar sobre os benefícios terapêuticos do açafrão na cozinha, mas ele ressalta que o uso do açafrão e outros antioxidantes pode ser bom para a saúde em geral, e os cânceres orais relacionadas com o HPV em particular.

Fonte: Diário da Saúde