Você já Ouviu Falar na Dieta Imaginária?


Pense em uma dieta que funciona com a força do pensamento. Um estudo da Universidade Carnegie Mellon mostra que quando as pessoas se imaginavam comendo M&M's ou pedaços de queijo, era menos provável que devorassem as comidas de verdade.

Há um fenômeno chamado pelos psicólogos de “habituação”, em que você se acostuma com uma coisa e ela passa a não ser tão importante. É o que acontece quando você passa a nem sentir mais um cheiro estranho depois de um tempo, ou se acostuma com a luz do sol após sair de um lugar escuro. Da mesma maneira, você se habitua a uma comida enquanto a está consumindo. Essa pesquisa mostra que a habituação à comida pode acontecer apenas com o pensamento. 

Ainda não se sabe o quanto esse efeito pode ser duradouro ou útil. Mas a técnica pode ajudar as pessoas a optar por alimentos mais saudáveis. Por exemplo, se você tem um pacote de salgadinho e um de cenouras em casa, pode tentar consumir o salgadinho imaginariamente para satisfazer essa vontade, e então comer de verdade as cenouras. Você precisa se empenhar na imaginação. Não adianta imaginar um bife inteiro ou uma barra inteira de chocolate - você precisa se imaginar comendo cada pedacinho por vez, sugerem os pesquisadores.