1 de dezembro de 2011

Vitamina C além da laranja...


O post de hoje é dedicado a tão famosa vitamina C. Presente em diversos alimentos, esta vitamina pertence ao grupo das hidrossolúveis e desempenha diversas funções no nosso organismo. É uma constituinte do colágeno, que é essencial para a pele, e vital para o correto funcionamento do sistema imune, ajudando a proteger o organismo contra infecções.
Um dos mais poderosos antioxidantes é a vitamina C. Vale destacar que esta importante vitamina não é produzida pelo organismo, portanto é necessário ingeri-la por meio de alimentos e bebidas. A deficiência dela pode causar cansaço e aumentar o risco de infecções.
Temos o costume de associar a vitamina C com a laranja, porém ela pode ser encontrada em outras frutas. A nutricionista Cristiane Spricigo* selecionou quatro frutas que contêm um alto teor de vitamina C. Confiram:
O campeão é o camu-camu, que contém, em média, 2880 mg de vitamina C a cada 100 gramas.
Acerola, possui, em média, 1790 mg a cada 100 gramas
Caju, em média, 200 mg a cada 100 gramas.
Goiaba, em média, 220 mg a cada 100 gramas.
Agora é só escolher seu sabor preferido e desfrutar dos benefícios da vitamina C!
Cristiane Spricigo – Nutricionista formada pela UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia – com pós-graduação pela UGF – Universidade Gama Filho. Cristiane é especialista em nutrição esportiva e proprietária da clínica NutriCorpo em Goiânia. Perfil no twitter @nutricorpo contato: (62) 8431-2191