Resumo da Semana na Liga da Saúde....


Aditivos alimentares e seus malefícios

Aditivos alimentares: resolvi escrever sobre o tema, pois, vejo que poucas pessoas conhecem os malefícios de tais substâncias consideradas por muitos, como inofensivas. O texto abaixo foi publicado originalmente no meu blog pessoal (http://www.ecologiamedica.net/), porém fiz algumas atualizações. 
Leia mais...

Os benefícios da Quinua


Atualmente, nunca se teve tantas opções de consumo de alimentos na busca de uma vida mais saudável.  Em se tratando de grãos e cereais, vamos conhecer hoje um pouco sobre a Quinua e saber o que tem por trás desse grão ainda pouco conhecido, apesar de encontrado em lojas de produtos naturais e até nas prateleiras de alguns supermercados.  Ou seja, mais uma opção que não pode faltar em nossas mesas.

Alzheimer: Complementos para um Cérebro Doente


O Mal de Alzheimer ou Doença de Alzheimer (DA) é uma patologia degenerativa que acomete o cérebro. Usualmente é de natureza crônica e progressiva, comprometendo funções corticais superiores como a memória, o pensamento, a linguagem e o julgamento crítico.As características da doença foram descritas pela primeira vez no início do século XX pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer.

Vai ser Mamãe? Então Saiba do que Seu Bebê Precisa!..


A descoberta de uma gravidez é sempre motivo de muita alegria. Mas, também gera muita ansiedade porque ter um ser sendo gerado dentro de si é uma grande responsabilidade. E esta responsabilidade não se dá apenas após o parto, mas sim desde a concepção e desenvolvimento intra-útero. A mãe é a responsável pelo fornecimento de nutrientes que irão promover o crescimento do feto e é aí que seu papel de mãe se inicia, saber fazer boas escolhas alimentares para gerar um bebê saudável.

Sinusite – Dicas para evitar as crises e ter mais sucesso no tratamento




Sinusite é a inflamação dos seios da face ("Buracos" que todos temos nas imediações do nariz e acima dos olhos, primordialmente) que existem para não só diminuir o peso do crânio mas também produzir a secreção que lubrifica o nariz e assim retém impurezas. Na sinusite esta secreção (“catarro”) fica presa, concentrada e viscosa, assim comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor.  Ocorre que quanto mais esta secreção acumula, mais vai ficando “velha” e fétida por ser infectada por microrganismos (mais comumente vírus – Estudos mostram que menos da metade das sinusites é de etiologia bacteriana); Ou seja: o que principalmente melhora os sintomas de uma sinusite é possibilitar a saída deste catarro dos seios da face e, somente quando necessário, matar o agente infeccioso que está vivendo e multiplicando-se na secreção retida (lembremo-nos que antibióticos em geral servem para combater bactérias e não vírus)...

Benefícios do Gergelim...



Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também como óleo, manteiga ou pasta.

Palitinhos de Gergelim sem Glúten e Lactose (Grissini)


Aproveitando que ontem falamos sobre os inúmeros benefícios do gergelim para nossa saúde (aqui), hoje trazemos uma sugestão para o lanche da tarde. Excelente domingo a todos!
Leia mais...