Pular para o conteúdo principal

Nutricionista dá dicas para quem vai disputar corrida em Goiânia...



Entrevista concedida à assessoria de imprensa da Caixa para etapa de abertura do Circuito da Caixa:

Goiânia - Sede da etapa de abertura do Circuito de Corridas Caixa 2013, em 7 de abril, Goiânia guarda algumas tentações para quem está se preparando para correr. Com uma culinária influenciada por mineiros, paulistas e índios, a cidade tem pratos como o empadão goiano e a pamonha. 

De acordo com a Dra. Cristiane Spricigo, nutricionista e especialista em nutrição esportiva, todas essas iguarias são permitidas, desde que consumidas com moderação e nos horários adequados. "Os goianos gostam muito de pamonha. O milho, em si, é rico em carboidrato, importante para quem corre, mas a pamonha leva muita gordura na preparação. Não é um prato que eu veto, mas sempre oriento os atletas a comer em horários regulares, não exagerar na quantidade. E, se possível, usar menos gordura ao preparar o alimento", ressalta a Dra. Cristiane, que faz um trabalho individualizado para esportistas e atende grupos de corrida como o Mulheres que Malham (MQM), sempre presente no Circuito Caixa.

Segundo a nutricionista, o ingrediente que não pode faltar no prato do atleta em preparação para uma corrida é o carboidrato. "É preciso incluir alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas e outros, tanto ao longo do dia como antes do treino, em geral meia hora antes de ir correr", destaca. A hidratação constante, com água e líquidos contendo vitaminas e sais minerais, também é importante, principalmente numa região como Goiânia, com clima seco de cerrado.

Mas atenção: os cuidados dos atletas com a nutrição devem acompanhar o treinamento físico e procurar orientação especializada pelo menos um mês antes da prova que pretendem disputar. "O corpo demora pelo menos quinze, vinte dias para se adaptar a uma nova rotina alimentar. Muito pouco se pode fazer a uma semana da corrida", explica a Dra. Cristiane. "E, no dia do evento, o atleta não deve comer nada diferente do que seu normal. Se a pessoa não está acostumada a ingerir carboidrato em gel durante os treinos, não deve fazer isso durante a prova, também, ou o corpo pode estranhar e ter uma reação ruim."

Para quem vai disputar a primeira etapa do Circuito Caixa, que terá largada às 8 horas no Parque Areião, uma dica: "procure comer algo leve como um sanduíche de peito de peru", diz a Dra. Cristiane Spricigo.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa celebra em 2013 dez anos de história, cinco deles em Goiânia. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, a competição conta com a chancela da CBAt. Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014. 

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete ! Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? . Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!