Pular para o conteúdo principal

Nutricionista dá dicas para quem vai disputar corrida em Goiânia...



Entrevista concedida à assessoria de imprensa da Caixa para etapa de abertura do Circuito da Caixa:

Goiânia - Sede da etapa de abertura do Circuito de Corridas Caixa 2013, em 7 de abril, Goiânia guarda algumas tentações para quem está se preparando para correr. Com uma culinária influenciada por mineiros, paulistas e índios, a cidade tem pratos como o empadão goiano e a pamonha. 

De acordo com a Dra. Cristiane Spricigo, nutricionista e especialista em nutrição esportiva, todas essas iguarias são permitidas, desde que consumidas com moderação e nos horários adequados. "Os goianos gostam muito de pamonha. O milho, em si, é rico em carboidrato, importante para quem corre, mas a pamonha leva muita gordura na preparação. Não é um prato que eu veto, mas sempre oriento os atletas a comer em horários regulares, não exagerar na quantidade. E, se possível, usar menos gordura ao preparar o alimento", ressalta a Dra. Cristiane, que faz um trabalho individualizado para esportistas e atende grupos de corrida como o Mulheres que Malham (MQM), sempre presente no Circuito Caixa.

Segundo a nutricionista, o ingrediente que não pode faltar no prato do atleta em preparação para uma corrida é o carboidrato. "É preciso incluir alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas e outros, tanto ao longo do dia como antes do treino, em geral meia hora antes de ir correr", destaca. A hidratação constante, com água e líquidos contendo vitaminas e sais minerais, também é importante, principalmente numa região como Goiânia, com clima seco de cerrado.

Mas atenção: os cuidados dos atletas com a nutrição devem acompanhar o treinamento físico e procurar orientação especializada pelo menos um mês antes da prova que pretendem disputar. "O corpo demora pelo menos quinze, vinte dias para se adaptar a uma nova rotina alimentar. Muito pouco se pode fazer a uma semana da corrida", explica a Dra. Cristiane. "E, no dia do evento, o atleta não deve comer nada diferente do que seu normal. Se a pessoa não está acostumada a ingerir carboidrato em gel durante os treinos, não deve fazer isso durante a prova, também, ou o corpo pode estranhar e ter uma reação ruim."

Para quem vai disputar a primeira etapa do Circuito Caixa, que terá largada às 8 horas no Parque Areião, uma dica: "procure comer algo leve como um sanduíche de peito de peru", diz a Dra. Cristiane Spricigo.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa celebra em 2013 dez anos de história, cinco deles em Goiânia. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, a competição conta com a chancela da CBAt. Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

Vai chegando esta época do ano, começam as preocupações com as festas de final de ano, as férias, praia, verão! Pois é, para àqueles que não estão no seu projeto Verão 2019 desde o começo do ano, ainda é possível modificar muita coisa, seja nos hábitos alimentares, seja no seu corpo.

Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…