11 de setembro de 2011

Resumo da Semana na Liga da Saúde....


Fibromialgia: abordagem holística

Semanalmente atendo pacientes com diagnóstico de Fibromialgia. Alguns o diagnóstico foi dado por reumatologista, outros alegam que apenas um clínico postulou o diagnóstico. Alguns concordam com o diagnóstico, outros já dizem: “Doutor, parece que o que a medicina não sabe o que é, chamam de fibromialgia, na época da minha mãe não existia essa doença...”.


Fadiga, exaustão, estafa e esgotamento mental na visão da prática ortomolecular

Estima-se que quase 10 em cada 100 pessoas sentiram, sentem ou irão sentir cansaço excessivo por mais de 6 meses ao longo de suas vidas. A maioria das pessoas com fadiga, exaustão, estafa e esgotamento tem seus níveis de atividade geral bastante prejudicado, apresentam depressão mesmo que em níveis discretos, tem o sono insatisfatório e, devido ao seu estado geral, maior dificuldade em lidar com situações estressantes da vida. 
Leia mais...

Umidade Baixa, Hidratação em Alta!...


Hoje é feriado, dia de ir ao parque brincar com os filhos, fazer caminhadas, ir ao clube, ou seja todas atividades ao ar livre e o ar não anda muito saudável para nossa saúde ultimamente. A falta de chuvas tem deixado a umidade relativa do ar muito baixa, ontem aqui em Goiânia estávamos com 8% , ou seja, clima de deserto.  E este clima vem se repetindo em vários estados do país. Está demorando para a moça do tempo trazer boas notícias, mas enquanto isso vamos fazendo o que é possível para melhorar a umidade em nosso ambiente.

“Remédios” para emagrecer – Minha opinião sobre o assunto


Há pouco mais de 1 semana uma jornalista de jornal bastante conhecido aqui no DF contatou-me pedindo minha opinião sobre este assunto: “remédios” para emagrecer; bem... Acredito que a íntegra do que respondi a ela possa melhor esclarecer-lhes não só sobre meu ponto de vista mas sobre o tema em si, para o bem de todos. Visando ajudar, portanto, segue a entrevista, mas antes alguns avisos e sugestões:

Teste sua Compulsão...


Você vai ao rodízio, onde tem preço único. Qual a sua atitude?
1 – Estou pagando mesmo, tenho direito a comer o quanto eu quiser.
2 – Come o que aparece na sua frente, até que tem.
3 – Come até sua fome física passar, parando na saciedade, independente do que restou no seu prato

Cozinhe na panela certa e tenha mais saúde!


Você sabia que o material das panelas que usamos no preparo dos alimentos pode influenciar na nossa saúde? Mas como?  E a antiga frase: “Panela velha é que faz comida boa?” Não é tudo a mesma coisa? A melhor não é a mais bonita, barata ou ainda aquela que a comida não gruda na panela?

Suco Hidratante e Refrescante...


Quem me segue no Twitter (@nutricorpo) viu o suco que postei ontem e já que fez sucesso hoje vem a receita. Além de gostoso e refrescante para amenizar o calor, é uma excelente fonte vitamina C.