18 de setembro de 2011

Resumo da Semana na Liga da Saúde....


Será que o peixe que você consome está contaminado?


Salmo salar “Salmão”
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Salmoniformes
Família: Salmonidae
Composição nutricional em 110g de salmão grelhado
Calorias 261,95 10%
Triptofano 0,33g
Vitamina D 411 UI
Ácidos Graxos Ômega-3 2,09g
Selênio 53,07mcg
Proteína 29,14g
Vitamina B3 11,34 mg
Vitamina B12 3,25mcg
Fosfóro 420 mg
Magnésio 138,35 mg
Vitamina B6 0,52mg
Chumbo 30mcg
Mercúrio 350mcg
Leia mais...

Pressão Alta, uma vilã não compreendida...


Frequentemente as pessoas chegam ao consultório reclamando de “Pressão Alta”: - Dr. minha pressão “subiu”, chegou em 17/9 e fiquei preocupado!

"Medicina" Ortomolecular e suas Peculiaridades...

A partir de inúmeras prescrições exitosas realizadas em 1951 por dois psiquiatras canadenses, dr. Humpry Osmond e dr. Abram Hoffer, que administraram megadoses de até 50 gr/dia de vitamina B3 (niacinamida) a pacientes esquizofrênicos, o dr. Linus Pauling (duas vezes laureado com Prêmio Nobel) interessou-se pela questão da utilização das vitaminas como opção medicamentosa.

Beber muita água ou não?



Há poucos meses foi amplamente divulgado na mídia um dos maiores absurdos que já ouvi na vida: que não há provas suficientes de que há benefícios em beber água direito. E nesta época de muita seca em todo o Brasil, achei por bem reiterar o que já foi falado e ressaltado exaustivamente aqui no site e pela Liga da Saúde: a importância, absoluta e indiscutível, de tomarmos água em quantidade, qualidade e regularidade adequados, para termos e mantermos real SAÚDE (http://ligadasaude.blogspot.com/2011/09/umidade-baixa-hidratacao-em-alta.html   e  http://www.icaro.med.br/agua/).

Benefícios do Açaí...


Conhecido e muito consumido na região norte do Brasil, o açaí vem conquistando seu espaço no restante do país e também no exterior, para onde grande parte é exportada.

Inhame inhame inhame...

Que tal saber um pouco mais sobre o que esse alimento  pode fazer pela sua saúde? Muito comumente utilizado na culinária brasileira, em especial no Norte e Nordeste, o inhame pode ter inúmeros nomes populares e também ser confundido com o cará ou taro. Antes de tudo, é necessário diferenciar as várias formas do tubérculo. O inhame (Dioscorea spp.) pertence à família Dioscoreácea, com nove gêneros e cerca de 850 espécies, sendo o cará uma delas. Já o taro (Colocasia esculenta) pertence à família Araceae, com 105 gêneros e 3.500 espécies. No Brasil, uma mesma espécie de inhame pode ser chamada também de cará, dependendo da região, graças à popularização do nome da espécie, podendo ser considerados equivalentes do ponto de vista nutricional. O mesmo não acontece com o taro, por pertencer à outra família vegetal.

E a gelatina ?

“…substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter FERVENDO certos produtos ANIMAIS, como OSSOS E PELE…” 
Leia mais...