Técnicas para higienizar os alimentos...




Veja aqui 3 técnicas e os respectivos benefícios. Escolha a mais adequada à sua rotina.

1 – Água Sanitária (técnica simples e eficiente)

Procedimento: lavar bem os alimentos em água corrente. Num recipiente coloque 1 litro de água e 1 col. (sopa) de água sanitária ou hipoclorito de sódio. Coloque o alimento nesta mistura por 20 minutos. Lavar em água corrente o alimento e guardar seco para maior durabilidade na geladeira.

2 – Peróxido de hidrogênio a 2% (necessário adquirir em farmácias de manipulação)

Procedimento: lavar bem os alimentos em água corrente e em seguida colocá-los na solução. Para cada litro de água 1 col. (sopa) de solução de peróxido de hidrogênio. Deixar por 30 minutos e enxaguar bem. Benefícios: elimina a maioria dos microorganismos, inclusive E. Coli, recomenda-se utilizar essa técnica para os alimentos orgânicos.

3 – Vinagre e bicarbonato de sódio (técnica mais demorada)

Procedimento: lavar bem os alimentos em água corrente. Num recipiente misturar 1 litro de água e 1 col.(sopa) bicarbonato de sódio. Colocar o alimento nessa mistura por 40 minutos. Lavar novamente o alimento em água corrente. É importante remover todo o excesso de bicarbonato para que não reaja com o vinagre. Em uma outra bacia, diluir 1 colher de vinagre em 1 litro de água. Deixar o alimento de molho nessa mistura por mais 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos. Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque eles reagem e perde o efeito. Benefícios: essa lavagem remove até 90% dos agrotóxicos. Portanto, recomenda-se utilizar esta técnica para alimentos que contenham resíduos de agrotóxicos, como tomate e morango.