Healthy Monday.....


SEGUNDA SAUDÁVEL...

Mais uma semana que se incia e você está se preparando para o verão? Nesta época muita gente recorre às dietas da moda para perder peso rapidamente. Ontem, a convite do jornal O Popular, aqui de Goiânia, comentei uma destas dietas, a dieta das proteínas que a princesa Kate Midleton fez antes do seu casamento.

Esta foi minha opinião:

Difícil achar algum ponto positivo em uma dieta restritiva como essa que só deve ser feita sob supervisão e por curtos períodos. Pelo menos existe o estímulo ao consumo de proteínas magras, laticínios desnatados, recomenda o consumo de fibras e muita água.

Dietas restritivas não respeitam o metabolismo individual das pessoas e, com isso, contribuem para o efeito sanfona. O aumento protéico desta dieta pode influenciar no funcionamento intestinal, reduzindo a absorção de nutrientes e provocando gases. Nesta dieta, nosso organismo deixa de receber sua principal fonte de energia: o carboidrato. Desta forma, precisa quebrar as proteínas para gerar energia, o que pode aumentar a flacidez da pele e gerar componentes tóxicos para o organismo. O baixo consumo de frutas e verduras, que atuam como antioxidades, podem ocasionar problemas renais, como cálculos, além de provocar irritação e dores de cabeça. Indivíduos que possuam qualquer problema metabólico não devem se submeter a esta dieta, como diabéticos, hipertensos, pacientes com alteração da função renal e com problemas de ácido úrico.

Desconfie de promessas milagrosas e rápidas demais, cada pessoa possui necessidades nutricionais diferentes e cada caso deverá ser analisado e avaliado individualmente para o sucesso do tratamento e emagrecimento efetivo.

Lembre-se: Toda segunda-feira é uma nova chance para que um estilo de vida saudável se reinicie. Faça da segunda-feira o dia em que você renova seu compromisso de viver uma vida mais saudável !!!