Pular para o conteúdo principal

Ferro x Mulheres Atletas...


O ferro é um mineral fundamental para que as células mantenham seu bom funcionamento. Ele é essencial ao transporte de oxigênio, síntese de DNA e metabolismo energético, porém sua deficiência é a que mais prevalece no mundo. 

Como componente da hemoglobina nas hemáceas, o ferro permite o transporte do oxigênio para o músculo durante o exercício, por isso, a deficiência deste mineral pode limitar a capacidade de trabalho aeróbio, diminuir a eficiência energética e aumentar a fadiga.
Muitos fatores contribuem para o desequilíbrio negativo de ferro em mulheres atletas. Pesquisas indicam que exercícios de endurance induz a uma perda de aproximadamente 2,3mg de ferro/dia pela urina, trato gastrointestinal, e suor.
Estudos conmparando o consumo de ferro entre atletas e sedentárias, mostraram que as atletas tem uma ingestão de ferro total superior as sedentárias. Porém, as atletas apresentaram valores menores nos parâmetros de ferritina e receptor de transferrrina quando comparadas as sedentárias, indicando assim um estado férrico pobre. 
Fontes: 
Malczewska, J et al. The assessment of frequency of iron deficiency in athletes from the transferrin receptor–ferritin index. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 11(1): 42–52, 2001.
Woolf K et al. Iron status in highly active and sedentary young women. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 19: 519-35, 2009.

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.