11 de março de 2012

Resumo da Semana na Liga da Saúde....

Não compre gato por lebre: 10 dicas na hora de escolher um ômega 3...


Às vezes meus amigos ou pacientes me contam que compraram um ômega 3, pois fulano disse que é ótimo pra isso ou aquilo. Sim, ômega 3 é ótimo, mas quando prescrito por um médico habilitado ou nutricionista funcional. E na maioria ds vezes gastam dinheiro a toa, comprando óleos de péssima procedência.

A que riscos estão expostas pessoas que querem ter o corpo perfeito de forma rápida?

Nenhum emagrecimento rápido é duradouro. Da mesma forma que levamos um tempo para ganhar peso, levamos tempo para o corpo se adaptar ao novo corpo magro.

Mulheres não recebem vitamina D suficiente durante a menopausa, segundo estudo...


Uma dieta saudável é especialmente importante durante o período da menopausa onde o risco de sofrer de problemas de saúde aumenta. Vários estudos analisando a dieta de mulheres antes e após a menopausa na Espanha mostram os problemas que vêm com essa transição. Os resultados mostram que todos os grupos estudados têm uma ingestão deficiente de vitamina D.

Cuidados "alimentares" no pós-operatório - O que considerar?


Recebi esta dúvida por email:

"Olá amigos, tudo bem? Me ajudam? Um tio foi operado do intestino com adenocarcinoma estágio t2. Um tipo de cancer, acho. No entanto ele emagreceu muito, mais de 15kg e esta fraco etc. Acho que ate ai é natural, mas nao emagreceu muito? Daí a desconfiança de que a alimentação pos cirurgia possa estar errada. No cardápio, mortadela, milho, feijão, leite, etc (me parece muito gorduroso, mas nao sei) sei tb q é impossível dar qualquer diagnostico sem ver o cidadão, mas em linhas gerais, parece uma alimentação normal pra quem operou o intestino"?

Ansiedade e alimentação...


Já reparou como as pessoas estão mais ansiosas nos dias atuais? Saiba que em excesso ela é prejudicial a sua saúde, e necessita de tratamento. Ela ainda pode acabar com a sua dieta. Já que nesses momento você procura por alimentos mais doces e gordurosos, isso por que eles proporcionam uma sensação de aconchego.

Órgão americano aponta risco cancerígeno em refrigerantes ...



Um estudo recente publicado pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI) deixou em alerta os consumidores assíduos dos refrigerantes normais e diet da Coca-Cola e Pepsi. Segundo o órgão, essas bebidas contêm altos níveis de 4-metilimidazol (4-MEI), um produto usado para dar a cor 'caramelo' e que pode causar câncer em quantidade acima do normal.

Sorvete de Banana e Cacau (sem adição de açúcar e de gordura)


Ingredientes:

- 2 bananas
- 1 colher de cacau em pó sem açúcar
Leia mais...