Pular para o conteúdo principal

Orientações para festas e comemorações...




Não tem erro, sempre ao final da explicação do Plano Alimentar nas consultas, sempre surge esta dúvida: Dra. e se eu for a uma festa, evento o que eu devo comer/fazer? Bom, lá vai minha resposta a esta tradicional pergunta:

Antes de festas ou eventos, procure fazer um lanchinho saudável, pois como nestas ocasiões se come sempre a mais, e geralmente são alimentos com mais gordura, você terá chance de comer menos se tiver menos faminto. Uma fatia de pão integral ou 1 torrada com tomate, azeite e orégano por cima ou com uma fatia de queijo ou uma sopinha de legumes podem ser estratégias para forrar o estômago antes de sair de casa.

Limite o consumo de álcool

As bebidas alcoólicas também contêm calorias, e muitas.....e geralmente vazias, sem nutrientes, com exceção do vinho tinto e da cerveja, que tem lá seu valor nutritivo...... Use-os com moderação para não levar a um excesso de peso.

O que seria uma quantidade moderada de bebida alcoólica?

Para começar, o efeito do álcool é altamente individual; sua influência depende do tamanho da pessoa, do metabolismo, do que e de quando você come, ou ainda da medicação que está tomando. Se tiver ingerido algum alimento, um ou dois drinques normalmente não devem causar grandes problemas. O Álcool contém também bastante calorias, e elas são calorias “vazias”, uma vez que não fornecem nenhum nutriente. Anote as calorias de alguns drinques:

 1 lata de cerveja
150 calorias
1 taça de espumante
80 calorias
1 dose de uísque
70 calorias
1 taça de vinho
70 calorias

Alguns estudos demonstram que um consumo mais freqüente de bebidas alcoólicas na dieta leva a uma deficiência de proteína, cálcio, fero, vitamina C, A  e do complexo B, principalmente B12, B1 e B2.

Jamais beba com o estômago vazio, pois o alimento serve como uma barreira entre o álcool e a parede do estômago, diminuindo a absorção. O alimento também ajuda na passagem do álcool do estômago para o intestino, onde ele será absorvido. E o alimento parece também estimular a liberação de enzimas que ajudam na quebra do álcool antes deste alcançar a corrente sanguínea.

O álcool consome glicose, altera o sistema nervoso central e sobrecarrega o fígado. Quando o estômago está vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente, faz os efeitos se manifestem mais rápido e intensamente.

Diluir ou intercalar os drinques com água ou suco de frutas pode ajudar. Alternar seus drinques com sucos e água pode colaborar para a diminuição da velocidade de absorção do álcool.

Invista em petiscos saudáveis:

- Mussarela de búfala temperada com pouquíssimo azeite e orégano;
- Carpaccio com molho de alcaparra e mostarda;
- Tomatinhos cereja com manjericão para petiscar;
- Sushi e Sashimi;
- Palitos de cenoura, pepino crus e salsão para mergulhar no molho de iogurte batido com hortelã, limão e pouco sal;
- Peito de peru fatiado e enrolado com tiras de melão no palito;
- Fatias de berinjela grelhada e recheada enrolada com 1 tomate seco e pasta de ricota com cream cheese light (tipo um rolinho);
- Torradas de alho com pouco azeite e cobertas com um molho tipo vinagrete com bastante tomate (Bruschetas);
- Palmito Assado;
- Queijo minas em cubos temperados.

Postagens mais visitadas deste blog

Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

Vai chegando esta época do ano, começam as preocupações com as festas de final de ano, as férias, praia, verão! Pois é, para àqueles que não estão no seu projeto Verão 2019 desde o começo do ano, ainda é possível modificar muita coisa, seja nos hábitos alimentares, seja no seu corpo.

Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Mindfulness....

Nossa mente é cheia de distrações. Estamos trabalhando e do nada começamos a pensar na lista do supermercado, que amanhã vence o condomínio e não esquecemos de dar aquela conferida no celular para não perder nenhuma notificação.
Focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio e a meditação mindfulness pode ser a resposta para se manter presente. 
A meditação mindfulness (atenção plena) tem como objetivo aumentar a calma e o relaxamento, melhorar o equilíbrio psicológico, a saúde e o bem-estar geral.
A prática, através da atenção plena na respiração, no corpo e no momento imediato aumenta a percepção das experiências que ocorrem no presente. 
A prática da meditação, seja qual for a técnica, desenvolve a habilidade de nos adaptarmos ao estresse, chamada de resiliência. Ser resiliente não significa não experimentar dificuldades, mas desenvolver a sua própria capacidade para voltar ao estado de homeostase apesar das dificuldades.
Dê uma chance para a meditação! Crie consciência no prese…