KIWI - UM PODEROSO ANTIOXIDANTE





Um estudo de pequena escala revelou que o kiwi está entre os mais elevados em biodisponibilidade antioxidante, em comparação com outros frutos ricos em antioxidantes e frutos vermelhos. Os investigadores do Centro de Nutrição de Crianças do Arkansas do Departamento da Agricultura norte-americano, em Little Rock, realizaram uma comparação entre o kiwi, uvas vermelhas e morangos.
O estudo, publicado na "Journal of the American College of Nutrition", descobriu que o kiwi forneceu um nível de ingestão de antioxidantes de 12,5, em comparação com as uvas, de 4,2, e os morangos, de 1,7. O kiwi resultou no aumento mais significativo no metabolismo e na absorção antioxidante.
O Dr. Ronald Prior e a equipe de investigação mediram os antioxidantes no organismo ao analisar os aumentos na capacidade antioxidante no sangue e o aumento da resistência das células aos danos oxidativos induzidos pelo peróxido de hidrogénio. Os antioxidantes incluem vitaminas e fitoquímicos, chamados flavonóides, que podem ter o poder de neutralizar moléculas instáveis, ou radicais livres, que podem ser relacionadas com doenças crônicas e envelhecimento. Os investigadores estão percebendo que os antioxidantes devem ser consumidos em todas as refeições e, regularmente se parar o consumo de antioxidantes na dieta, ao longo do tempo, o número em excesso de radicais livres produzido pode começar a danificar os componentes celulares, levando, no final, a aterosclerose e cancro.