14 de maio de 2010

Dia Internacional do Celíaco......


No dia 16 de maio será comemorado o Dia Internacional do Celíaco. A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten que ocorre em pessoas com predisposição genética. Os portadores desta doença (conhecidos como celíacos) não podem ingerir alimentos que contenham glúten (proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio) durante toda sua vida. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, podendo, contudo, aparecer inclusive na fase adulta.

Se não tratada corretamente, a Doença Celíaca pode ocasionar: baixa estatura, osteoporose, anemia, infertilidade, malformações fetais e câncer de intestino, entre outros problemas.

Ao entrar em contato com a mucosa do intestino delgado de um celíaco, o glúten desencadeia um processo inflamatório, prejudicando a absorção de nutrientes. Essa má absorção é a principal causa das complicações da doença.

O único tratamento é a dieta isenta de glúten, que deve ser seguida por toda a vida. Quando o paciente não segue a dieta, mesmo que os sintomas não apareçam (dando a falsa sensação de ter adquirido alguma tolerância ao glúten), as vilosidades intestinais estarão sofrendo uma forte agressão.

Amanhã, post com receitas sem glúten para os celíacos..não percam!