Pular para o conteúdo principal

Proteínas, porque elas são tão importantes para o nosso corpo?




As proteínas são macronutrientes, responsáveis por reparar e construir tecidos, produzir hormônios e melhorar o nosso sistema de defesa e tem uma habilidade que vem sendo cada vez mais explorada: acelera o metabolismo, que por conseqüência ajuda no emagrecimento.

Por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos, ela promove uma aceleração no metabolismo. Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteínas promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia.

Mas todos esses benefícios pelos quais as proteínas são responsáveis só acontecem sob algumas condições. A proteína deve ser magra, ou seja, não adianta comer bife à milanesa ou peixe frito, é preciso consumir peixes, frango sem pele, carnes magras e grelhadas, queijos brancos, ovo cozido ou omelete, leite e iogurtes desnatados e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico).

As proteínas devem entrar em maior quantidade no seu cardápio (pelo menos 30% das calorias diárias), mas sempre respeitando o espaço dos carboidratos e das gorduras saudáveis.

Elas também fornecem os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue sintetizar sozinho, devendo ser ingeridos na alimentação. A deficiência desses aminoácidos essenciais leva à perda de peso e retardo no crescimento das crianças. As proteínas também são fonte de energia.

As proteínas também afastam a fome por um período maior porque os alimentos protéicos têm uma digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade. E ainda são capazes de suprimir o efeito da grelina, hormônio que dispara a fome.

Mas cuidado! Doses exageradas podem comprometer o fígado e os rins. O ideal é ingerir 1 grama de proteína por quilo de peso no caso de quem não pratica atividades físicas. Quem pratica atividade física regular (três vezes por semana) pode ingerir de 1,4 a 1,8 grama de proteína por quilo de peso.  Para que você consiga adequar seu cardápio às suas necessidades consulte sempre um Nutricionista para equilibras e balancear sua dieta.

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…

Benefícios da Chlorella...

A Chlorella é uma alga que fornece proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e fitonutrientes como os pigmentos carotenoides (astaxantina, cantaxantina, loraxantina, flavoxantina e neoxantina) e a clorofila.

A alga apresenta ainda um bom teor das vitaminas C, E e K, e dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Além disso, possui ação antiinflamatória, atua nas funções cerebrais, fígado e sistema imunológico, auxilia na digestão, no controle da glicemia, melhora dores da artrite, reduz o LDL colesterol.
É uma ótima fonte de glutationa, um potente antioxidante. Nosso fígado também produz a glutationa, que é utilizada para processos de intoxicação por álcool, drogas, nicotina, poluição, determinados alimentos, etc. Como nossa produção de glutationa diminui com a idade, tomar chlorella regularmente pode ser uma maneira bastante eficaz para melhorar as funções do fígado, facilitando a eliminação de toxinas e o combate aos radicais livres.
Regularmente somos expostos …