Pular para o conteúdo principal

DIETA AJUDA NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE COM DENGUE


A cada dia que passa aumenta o número de pessoas contaminadas pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue. A doença provoca febre alta, dores de cabeça, principalmente na região ocular, nas articulações, músculos e muito cansaço.

Também são comuns sintomas como náuseas, falta de apetite e dores abdominais, podendo ocorrer até diarréia e vermelhidão na pele. Quando esses sintomas aparecem é preciso procurar um médico imediatamente. Em alguns casos, a dengue clássica pode evoluir para o tipo hemorrágico que, se ocorrer, se manifesta de três a cinco dias após a clássica, com reaparecimento da febre. A pele da pessoa fica esbranquiçada e suas extremidades frias.

Podem surgir dores de garganta, no estômago e abaixo das costelas, além de queda de pressão e iniciam-se hemorragias, inicialmente em pequena quantidade.

Para que o doente se recupere o mais rápido possível é fundamental, além do acompanhamento médico, uma dieta adequada, que deve ser de fácil digestão e absorção. O paciente deve fazer uma alimentação à base de frutas e hortaliças variadas e carnes magras são imprescindíveis para aumentar a resistência imunológica e manter o organismo nutrido. Carnes vermelhas magras e frango sem pele são as mais recomendados. Elas devem ser utilizadas em caldos e sopas, batidos ou desfiados com legumes e hortaliças em geral. O consumo de alimentos ricos em ferro como as carnes, frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão) são importantes para aumentar a absorção de ferro pelo o organismo, caso o doente esteja com anemia.

Hidratação

A hidratação também é de extrema importância para quem está com dengue. Além do soro hospitalar e caseiro, o paciente deve tomar muita água e fazer repouso. Chás e até os picolés de frutas também ajudam bastante nesse processo.

É importante, que seja mantida uma rotina alimentar, para que o organismo tenha forças para enfrentar a doença e ficar totalmente recuperado. Mesmo sem apetite, os pacientes devem ser encorajados a consumir pequenas porções de alimentos a cada três horas. Para os muito debilitados existem complementos alimentares enriquecidos com vitaminas e minerais que podem ajudar na recuperação do estado nutricional. Esses complementos podem ser dissolvidos em leite, caldos e sucos. E geralmente são muito bem aceitos pelas pessoas sem apetite.

Na maioria dos casos, segundo o Ministério da Saúde, demora uma semana para o doente ficar bom. O cansaço e a falta de apetite podem desaparecer somente após 15 dias. Mas a recuperação costuma ser total.

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!