4 de maio de 2008

HOMEM ATUAL - CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL





Os homens, geralmente, não têm preocupação com o que comem. Mas devem ficar atentos.Além de comer mais do que as mulheres, os homens, de maneira geral, não ficam muito preocupados em saber quais os nutrientes e quantas calorias têm nos alimentos que estão consumindo.


O resultado é uma preferência maior por alimentos gordurosos, isso sem falar da “cervejinha” ou do “chopinho” de fim de tarde, muitas vezes acompanhado de uma porção de lingüiça.


O que se vem observando é que a mulher com um maior nível econômico e cultural está mais consciente e a obesidade nesse grupo vem caindo, o que não acontece ainda entre os homens. Esse aumento da vaidade masculina ainda não refletiu nessa preocupação em hábitos mais saudáveis. Dificilmente se encontra num restaurante por quilo um homem com um prato cheio de alface.


Uma série de estudos realizados pelo Laboratório de Nutrição e Comportamento da USP de Ribeirão Preto mostou que as mulheres se vêem sempre acima do peso real e já os homens sempre acham que estão mais magros do que são. Essa percepção no homem mostra que ele quer ganhar massa muscular. Outra diferença entre os dois gêneros é que, nos homens, a gordura se concentra na região na barriga e nas mulheres há uma maior divisão entre a região abdominal e a do quadril. O homem de maneira geral tem uma alimentação rica em gordura e com muito sal, junto com um padrão sedentário muitas vezes ligado ao álcool e ao cigarro. Com isso ele fica mais exposto a doenças como hipertensão e diabetes.


Para controlar o peso com saúde, recomenda-se que os homens mudem os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de carne vermelha. Outra dica é o consumo diário de frutas, verduras e legumes, que são alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Se for num barzinho, além de controlar o consumo de bebidas alcóolicas, substitua, por exemplo, uma porção de frango com bacon frito por um frango grelhado acebolado,



DICAS:


- Cuidados com a alimentação


- Reduza o consumo de alimentos gordurosos

- Diminua a ingestão de carne vermelha


- Controle o peso com uma alimentação balanceada


- Inclua no cardápio diário frutas, verduras e legumes


- Evite bebidas alcóolicas e cigarro


- Pratique atividade física com freqüência