"EFEITO SANFONA" DAS DIETAS REDUZ EXPECTATIVA DE VIDA




Emagrecer e engordar. Emagrecer e engordar. A eterna luta de muitas pessoas contra a obesidade pode reduzir substancialmente suas expectativas de vidas, de acordo com pesquisa da Universidade de Glasgow (Escócia) publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B.
O experimento foi realizado com peixes que eram alimentados com grandes quantidades de comida e, posteriormente, eram submetidos a uma dieta rigorosa. Este desequilíbrio alimentar chegou a reduzir a expectativa de vida em até 25%.
O estudo aponta que a redução na expectativa de vida não foi uma conseqüência do processo de envelhecimento acelerado dos peixes provocado pela alimentação irregular, mas do aumento do risco de morte súbita. As chances de morte súbita, explicaram os especialistas, foram conseqüência do "crescimento anormal" dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas.
Os pesquisadores afirmam que os resultados podem ser aplicados a adolescentes e crianças que fazem o mesmo tipo de regime, por estarem em fase de crescimento.


Fonte: Redação Saúde em Movimento