Pular para o conteúdo principal

DIETA FUNCIONAL - PARTE II




FUNCIONAIS

Aveia

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL, e melhora a prisão de ventre (fator de risco para o câncer de intestino). O consumo diário recomendado é de três colheres (sopa) de farelo de aveia ou quatro colheres (sopa) de aveia.

Soja

Cerca de uma xícara (chá) de grãos cozidos por dia ajuda a diminuir o nível do LDL, a reduzir o risco de doenças cardíacas, a regular o bom funcionamento do intestino, a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de próstata.

Tomate

Assim como a melancia, o tomate é rico em licopeno, poderoso antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda reparar os danos às células causados pelos radicais livres. É recomendável consumir 1/2 xícara de molho de tomate por dia.

Alho

Reduz a pressão arterial e protege o coração, ao diminuir a taxa do colesterol ruim, o LDL, e aumentar a do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção do câncer gástrico ao inibir a ação da Helicobacter pylori, uma bactéria precursora desse tipo de câncer. Dois dentes por dia é o ideal.

Chá verde

Retarda o envelhecimento, ajuda na prevenção de tumores malignos e de doenças coronárias, além de prevenir pedras nos rins. Auxilia também no emagrecimento, pois possui polifenóis, substâncias que, combinadas com a cafeína presente no chá, aceleram o metabolismo. Tome de três a quatro xícaras por dia.

Uva vermelha

Portadora da substância resveratrol, também presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha puro, auxilia a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo as doenças do coração. Podem-se beber dois copos de suco de uva puro ou uma taça de vinho tinto seco por dia.

Azeite de oliva

Basta uma colher (sopa) por dia para usufruir dos seus benefícios. São eles: redução do colesterol ruim e do risco de doenças do coração. Mas atenção: prefira o azeite extra-virgem.

Castanha-do-Pará

Assim com a noz, o pistache e a amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. É rica em selênio, mineral antioxidante que ajuda também a combater a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de câncer. A quantidade ideal é duas a três castanhas por dia.

Peixes

Sardinha, salmão, atum e bacalhau contêm ômega-3, que previne infartos e protege o coração ao reduzir o colesterol ruim, o LDL, e aumentar o bom, o HDL. Esses peixes diminuem dores de artrite e atenuam depressão. Devem ser consumidos de duas a três vezes por semana.


Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!

Dia mundial do Diabetes...

O Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. O número de brasileiros diagnosticados com Diabetes cresceu 61.8% nos últimos 10 anos e atinge atualmente quase 13 milhões de brasileiros. Para conscientizar e lembrar sobre a importância da prevenção da doença, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Diabetes, desde 1991. A data, 14 de novembro, foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. Hábitos saudáveis de vida e alimentação equilibrada são essenciais no tratamento e prevenção do Diabetes.  A Nutrição promove um controle não apenas glicêmico, mas restabelece o equilíbrio fisiológico, promovendo uma mel