10 de maio de 2008

MELANCIA É FONTE DE UM IMPORTANTE AMINOÁCIDO



Os cientistas do serviço de pesquisa da agricultura (ARS) constataram que a melancia além a conter quantidades abundantes do antioxidante licopeno, é uma fonte excelente do aminoácido citrulina.
Os pesquisadores do ARS de Lane - Oklahoma, e seus colaboradores descobriram que a melancia além de ser fonte de citrulina, é também prontamente biodisponível no organismo. (The Journal of Nutrition (Vol. 23, nº 03, p.261-266, March, 2007)
O corpo humano usa citrulina para fazer um outro importante aminoácido, a arginina, que possui papel chave na divisão celular, em recuperação de feridas e na remoção da amônia do corpo. A fisiologista de plantas, Penelope Perkins-Veazie, de ARS e a nutricionista Julie Collins dizem que a citrulina da melancia pode ser aproveitada biologicamente e a fruta é um dos poucos alimentos que contém níveis elevados desse aminoácido.
Após ter analisado os níveis do aminoácido arginina em voluntários que haviam consumido quantidades diferentes de suco concentrado de melancia, os cientistas observaram que a ingestão aumentou os níveis de arginina do plasma sanguíneo, provavelmente arginina proveniente da conversão da citrulina. Pesquisas médicas estão avaliando atualmente o emprego do aminoácido arginina como possível tratamento para a hipertensão, diabetes e complicações vasculares associadas a essas doenças. Se tais estudos trouxerem resultados positivos, sucos concentrados de melancia poderiam representar uma fonte natural do aminoácido. O licopeno da fruta passa a ser um bônus adicional. Perkins-Veazie está focada agora em encontrar uma maneira de extrair e concentrar o aminoácido citrulina da melancia.