25 de janeiro de 2012

Alimentos que Ajudam na Regulação Hormonal...


Soja: contém isoflavona, substância semelhante ao estrógeno. Previne desde TPM até certos tumores. Quanto consumir: 1 xícara de leite de soja ou 1/2 xícara de tofu por dia.

Carnes, laticínios e ovos: essenciais para formar os hormônios insulina e GH. Quanto consumir: 1 copo de iogurte ou 1 fatia de queijo branco por dia, mais 1 porção de carne do tamanho da palma da mão. Ovos, de uma a duas vezes por semana.

Peixes e frutos do mar: ricos em iodo, indispensáveis para a produção dos hormônios da tireoide. Quanto consumir: 2 porções de peixe de água fria (salmão, truta, sardinha e atum) do tamanho de sua mão aberta por semana.

Oleaginosas: amendoim, amêndoa, castanha e nozes são ricos em ácidos graxos insaturados, que ajudam na formação de estrógeno, progesterona e cortisol. Quanto consumir: 1 castanha-do- pará ou um punhado de amêndoas todo dia.

Frutas, vegetais e grãos: ricos em vitaminas e minerais, essenciais na composição de todos os hormônios. Quanto consumir: 3 frutas por dia, 1 xícara de chá de legumes, 2 colheres de arroz ou macarrão integral ou 2 fatias de pão integral ou 2 biscoitos integrais.